BC do Japão mantém política monetária e revisa para cima avaliação da economia

Esta foi a primeira vez em dois meses que a autoridade monetária do Japão revisa a sua avaliação econômica para cima.

Do Mundo-Nipo

O Banco do Japão (BOJ, banco central japonês) elevou nesta quinta-feira (5) sua avaliação a respeito da economia do país, afirmando que a terceira maior economia do mundo “está se recuperando moderadamente”, ao mesmo tempo em que decidiu manter seu potente programa de estímulo para acabar com a deflação.

Os nove membros do comitê de políticas da autoridade monetária japonesa decidiu por unanimidade manter intacta a política de afrouxamento monetário introduzida em abril, centrando-se em dobrar a base monetária e aumentar as compras de títulos do governo para alcançar a meta de inflação de 2% em cerca de dois anos.

No final da reunião mensal de dois dias, o BOJ afirmou, em um comunicado, que “a economia do Japão está se recuperando moderadamente”, salientando que as economias estrangeiras “estão gradualmente caminhando no sentido de recuperação”, o que tem contribuído para a melhoria das exportações japonesas. No mês passado, o BOJ já havia dito que a economia do Japão estava “começando a se recuperar”.

Esta foi a primeira vez em dois meses que o BC do Japão revisa a sua avaliação econômica para cima. Segundo os membros do conselho, os investimentos empresariais apresentam sinais de melhora em meio à recuperação dos ganhos corporativos, afirmaram ainda que os gastos pessoais encontram-se firmes em meio ao aumento de empregos.

Sobre o mercado de trabalho, o comunicado diz que são “observadas melhoras” no que diz respeito a altas salariais, e que o IPC se mantém em uma categoria de alta de entre 0,5% e 1% anualizado. O texto também ressaltou que o investimento público continuou crescendo, que a recuperação do investimento imobiliário “se fez evidente”, que a produção industrial “aumenta moderadamente” e que o consumo, que representa 60% do PIB, se mantém sólido.

As informações são da agência Kyodo e da emissora NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Premiê do Japão e presidente russo discutem soberania de ilhas disputadas

Next Article

Japão tenta afastar preocupação sobre Fukushima em meio a candidatura para Olimpíadas

Related Posts