Base monetária do Japão chega à US$ 2,3 trilhões em outubro, outro recorde

O volume de moeda em circulação combinado aos depósitos no banco central atingiu o maior nível já registrado.

Do Mundo-Nipo

O volume em outubro representa um crescimento de cerca de 2,7% em relação a setembro.

Tufão Nuri (Imagem: Reprodução/JMA)  

Base monetária do Japão em outubro de 2014 (Imagem: Reprodução/NHK)

 

O Japão aumentou em outubro sua base monetária para 259 trilhões de ienes (cerca de 2,3 trilhões de dólares), atingindo seu recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo, informou nesta quarta-feira (5) o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).

O volume em outubro representa um crescimento de cerca de 2,7% em relação a setembro com base na moeda japonesa. A base monetária do país, que vem aumentando desde abril, representa o volume de dinheiro em circulação e o dinheiro que o banco central mantém dos bancos comerciais.

O BC japonês vem elevando o fluxo de fundos na economia e agora está presenciando resultados positivos de seus esforços. A autoridade monetária disse que o volume de moeda em circulação combinado aos depósitos no banco central atingiu o maior nível já registrado.

Esse resultado é potencializado pelo contínuo aumento do BoJ na compra de títulos do governo e outros títulos para injetar dinheiro nos mercados financeiros.

Na última sexta-feira, os formuladores de políticas do Banco do Japão decidiram expandir essas compras. O presidente da instituição, Haruhiko Kuroda, disse que a economia está em um estágio crucial na luta contra a deflação.

A intenção de Kuroda é que a massivas injeções do BC japonês estimulem o investimento de capital corporativo e gastos dos consumidores. Com isso, decidiu aumentar o ritmo ao qual expande a base monetária para cerca de 80 trilhões de ienes (726 bilhões de dólares) por ano. Anteriormente, o banco central japonês tinha como meta um aumento anual de 60 trilhões a 70 trilhões de ienes.

A compras de dívida do governo foram elevadas em cerca de 30 trilhões de ienes. O BC também ampliou a duração média do prazo em que detém a dívida do governo para cerca de 10 anos.

A ideia do BoJ é atingir a meta de inflação basicamente comprando mais bônus do governo, consolidando, assim, seu status de maior detentor de JGBs, como são conhecidos os papéis.

(Com  informações da NHK News e da Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Tufão Nuri se aproxima de ilhas ao sul de Tóquio

Next Article

Japão registra aumento de embarcações chinesas ao largo das Ilhas Ogasawara

Related Posts