Iene fraco atrai turistas estrangeiros ao Japão

Companhias aéreas disseram que o número de passageiros estrangeiros subiu 13% a partir de 19 de dezembro.

Do Mundo-Nipo com Agências

O iene mais fraco levou mais estrangeiros ao Japão durante o feriado de fim de ano, informou nesta terça-feira (6) as duas principais companhias aéreas do país.

No período de férias a partir de 19 de dezembro a domingo (4), as companhias viram o número de passageiros estrangeiros aumentar 13% em relação ao ano anterior, para 910 mil, enquanto o número de usuários domésticos subiu 1%, para 4,79 milhões.

É também a primeira vez que o número de passagens vendidas no exterior superou o número vendido no mercado interno em voos internacionais da Japan Airlines e da ANA Holdings Inc.’s All Nippon Airways. Segundo as companhias, isso se deve ao enfraquecimento do iene em relação ao dólar e a outras moedas internacionais.

Além disso, as duas companhias reportaram um aumento considerável no número de visitantes provenientes da Tailândia, da Malásia e da China, enquanto os voos partindo do Japão com destinos ao Sudeste da Ásia e da Europa eram bastante populares.

Separadamente, seis empresas ferroviárias do grupo Japan Railways disseram na segunda-feira (5) que o número combinado de usuários de Shinkansen (trens-bala) e de trens expressos limitados, no período de 26 de dezembro a domingo último, chegou a 12,24 milhões, um aumento anual de 2%.

As linhas Joetsu e Nagano Shinkansen experimentaram aumentos robustos, principalmente em suas duas linhas que atravessam áreas onde há muitos resorts de esqui.

A linha Tokaido Shinkansen também registrou maior proporção de passageiros, graças a um aumento no número de serviços de trem.

Por outro lado, o movimento do tráfego nas estrada encolheu no feriado prolongado de final de ano, de acordo com relatos de operadores das vias expressas japonesas, divulgados na segunda-feira (5).

O número diário de veículos que utilizaram as principais vias expressas do Japão, entre o dia 24 de dezembro até o último domingo, caiu 7% em relação ao ano anterior, para 35.900 unidades. De acordo com as operadoras, a redução é divido à neve que resultou no fechamento de algumas seções na região central e oeste do Japão.

(As informações sãos das agências Jiji Press e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bombeiros de Tóquio realizam evento com simulação de terremoto e acrobacias

Next Article

Correios do Japão consegue entregar mais de 1,8 bilhão de cartões ‘Nengajo’

Related Posts