Gastos das famílias no Japão caem inesperadamente em junho

Por outro lado, a média do rendimento mensal da família japonesa com trabalhadores assalariados subiu 3,3%.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Os gastos das famílias no Japão caíram inesperadamente em junho, sofrendo queda de 2%, em termos reais ajustados aos preços, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mostraram dados ajustados do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

O resultado contraria a previsão de economistas, que estimavam alta mediana de 1,4% em termos reais para o sexto mês de 2015 na comparação com junho de 2014. A estimativa foi baseada no desempenho em maio, que teve forte alta de 4,8% e registrou a primeira elevação do indicador desde março de 2014.

No período, o desembolso médio de cada lar com dois ou mais ocupantes ficou em cerca de 268,6 mil ienes, recuo de 1,5% em termos nominais e de 2% em termos reais na comparação com junho de 2014, de acordo com o levantamento de estatística do ministério.

Já a média geral de gastos por domicílio ficou em cerca de 293 mil ienes no sexto mês do ano, queda de 0,9% em termos nominais e recuo de 1,4% em termos reais ante igual mês do ano anterior.

Por outro lado, a média do rendimento mensal das famílias com trabalhadores assalariados subiu 3,3% em termos nominais, para cerca de 733,5 mil ienes em junho. Em termos reais, houve crescimento de 2,8% ante junho do ano passado.

O ministério disse que o consumo em junho foi afetado pelo mau tempo (tufões e fortes chuvas da temporada de verão) e a fraqueza contínua do iene, que tem empurrado para cima os custos das pequenas empresas com importação e, consequentemente, são repassados para os consumidores.

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

A tabela com os dados completos referentes a junho, divulgada no dia 31 de julho e atualizada nesta quinta-feira (6), pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações (em inglês).

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar sobe pelo 5ª dia seguido e fecha acima de R$ 3,48

Next Article

‘Shirobako’ é a animação mais vendida na última semana de julho no Japão

Related Posts