Gasto do consumidor continua mesmo após alta de imposto, diz BC do Japão

O concelho do BoJ votou por unanimidade para manter sua promessa de elevar a base monetária.

Do Mundo-Nipo

Os gastos dos consumidores continuam em alta mesmo após o aumento no imposto sobre vendas em abril, devido a um mercado de trabalho forte e à melhora dos salários, mostrou nesta quarta-feira (7) a ata da reunião dos membros do conselho do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).

Um membro do concelho destacou que “a inflação pode acelerar a partir de abril”, uma vez que as empresas usam a alta de imposto como uma oportunidade para repassar custos maiores de insumos.

“A demanda antecipada antes do aumento do imposto sobre vendas em abril foi maior do que a que precedeu o último aumento, em 1997, refletindo o poder de recuperação dos gastos do consumidor”, afirma um dos membros.

Na reunião de 7 e 8 de abril, o conselho do BoJ votou por unanimidade para manter sua promessa de elevar a base monetária, ou dinheiro e depósitos no banco central, a um ritmo anual de 60 trilhões a 70 trilhões de ienes (590-690 bilhões de dólares) através de compras de títulos do governo e ativos de risco.

Na reunião subsequente de 30 de abril, o BC japonês manteve a política e divulgou projeções para os preços ao consumidor no ano fiscal de 2016/17, mostrando que espera cumprir confortavelmente sua meta de inflação.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão pretende expandir atividades militares no exterior

Next Article

Japão descobre avanço que torna mais barato criação de células iPS

Related Posts