Chefe do BC do Japão se desculpa por fala sobre alta de preços

Haruhiko Kuroda provocou revolta pública ao afirmar que as famílias no Japão estavam se tornando mais receptivas aos aumentos de preços.
Preços no Japão | Foto: Reprodução/Kyodo
Arquivo/Kyodo

O presidente do Banco do Japão (BoJ, banco central japonês), Haruhiko Kuroda, pediu desculpas na terça-feira (7) por um comentário no dia anterior, no qual disse que as famílias no país estavam aceitando melhor os aumentos de preços. A fala de Kuroda provocou críticas e ressaltou a sensibilidade do público ao aumento do custo de vida, informou a agência Reuters.

O comentário veio em um momento delicado para o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, que enfrenta crescentes pedidos para combater o aumento dos custos de alimentos e combustível antes da eleição na Câmara Alta no próximo mês.

“Lamento que a expressão tenha causado algum mal-entendido”, disse Kuroda a repórteres, acrescentando que havia sido inapropriado para ele dizer que as famílias estavam se tornando mais receptivas aos aumentos de preços.

Ainda de acordo com a Reuters, o legislador da oposição Kenji Katsube, um dos vários políticos que questionaram Kuroda no Parlamento, disse mais cedo que o comentário do presidente do Banco do Japão mostrou que ele “não entende como o público se sente” sobre os aumentos de preços.

Por sua vez, o ministro do Comércio, Koichi Hagiuda, disse, em resposta às perguntas dos repórteres, que “isso [o comentário de Kuroda] se desvia um pouco da realidade”, segundo a agência japonesa Kyodo.

A observação também atraiu críticas nas redes sociais, com respostas usando a hashtag “Não podemos aceitar aumentos de preços”.

Um usuário escreveu: “Estamos comprando mercadorias porque são necessidades diárias, não porque estamos aceitando preços mais altos (…) Todos estão sofrendo”.

Outro escreveu: “Somente pessoas ricas como você puderam economizar durante a pandemia do coronavírus”.

Embora tenha admitido que suas palavras possam ter sido inadequadas, Kuroda disse que a observação pretendia ajudar a explicar a necessidade de mais crescimento salarial.

“Não pretendemos apenas aumentar os preços”, disse ele. “Em vez disso, queremos criar um ciclo positivo em que os preços subam em conjunto com o crescimento salarial mais forte e a atividade econômica”.

Preços ao consumidor

O núcleo de preços ao consumidor do Japão registrou alta de 2,1% em abril na comparação com mesmo  mês do ano anterior, superando a meta de inflação do BOJ pela primeira vez em sete anos, impulsionada principalmente pelo aumento dos preços de alimentos e do combustível.

Autoridades do BOJ afirmam repetidamente que essa inflação de custo será temporária e não afetará significativamente a economia, e muito menos desencadeará a retirada do estímulo monetário, conforme noticiou a Reuters.

== Mundo-Nipo (MN)
Com a Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Mulher lavando o cabelo no chuveiro | ©Depositphotos

Os 10 melhores shampoos anticaspa de 2022

Next Article
Pessoas na estação Shinkansen em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo

Japão permitirá entrada de turistas pela primeira vez em 2 anos

Related Posts