Preço da gasolina despenca no Japão e atinge menor valor em mais de 2 anos

O preço médio da gasolina comum teve ainda a maior queda semanal dos últimos seis anos.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O preço médio da gasolina comum no Japão despencou esta semana para 145,2 ienes (US 1,22) por litro, recuo de 3,90 ienes em relação ao dia 22 de dezembro, quando custava 149,1 ienes, marcando a 24ª queda semanal consecutiva e atingindo o menor nível em dois anos e sete meses, informou a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia, uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

A Agência disse que a forte queda de preços da gasolina no país é divido à desvalorização do petróleo bruto, que despencou cerca de 55% desde o pico registrado em junho do ano passado, atingido uma mínima em mais de cinco anos na última terça-feira. O barril fechou em nova queda, um pouco acima de US$ 50, diante de preocupações crescentes com um excesso de oferta global.

De acordo com o relatório, os preços mais uma vez caíram em praticamente todas as províncias do Japão. Saitama é a província que ostenta o menor preço no pais (138,80 ienes), enquanto Kochi é a que tem o valor mais elevado (155 ienes). Já as províncias que registraram maiores quedas foram Akita (5,80 ienes), Gunma (5,60 ienes), Kagawa (5,50) e Fukushima (5,40).

No geral, o preço médio da gasolina no varejo está em um nível visto em 20 de agosto de 2012, quando o preço estava em 143,8 ienes. Além disso, o preço está bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrada pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

Na comparação anual, o preço médio nesta semana recuou 8,3% ante o mesmo período do ano anterior. Em 22 de dezembro, data da última leitura, o recuo anual foi 5,7%. O levantamento não foi realizado na semana passada em função das festividades e feriado de fim de ano no Japão.

Além disso, o recuo de 3,90 é a maior queda semanal registrada nos últimos seis anos. A última vez que o preço médio da gasolina caiu nesta proporção foi em janeiro de 2009, em consequência dos efeitos da crise financeira global.

O pico de 169,9 ienes, registrado na segunda semana de julho, no dia 14, foi o mais alto em mais de seis anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. O valor, porém, é bem abaixo do recorde de 185,1 ienes alcançados em 4 de agosto de 2008.

Em um relatório separado, a Agência reportou que o preço médio da gasolina especial recuou 4 ienes em relação à semana anterior, para 156 ienes o litro. O preço médio do óleo diesel também caiu, para 125,70 ienes o litro, queda de 3,60 ienes ante a semana passada.

== Kyodo

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio sobe com fortalecimento do dólar e pausa na queda do petróleo

Next Article

Os mangás e light novels mais vendidos no Japão em 2014

Related Posts