Japão e Austrália anunciam oficialmente acordo de parceria econômica

A Austrália prometeu retirar tarifas sobre cerca de 99% dos produtos japoneses.

Do Mundo-Nipo

Japão e Austrália anunciam oficialmente acordo de parceria econômica (Imagem: Reprodução/NHK)
O acordo representa um recorde para uma parceria comercial já realizada pelo Japão (Imagem: Reprodução/NHK)

Japão e Austrália se preparam para abrir os seus respectivos mercados um para o outro como nunca se viu antes. Ambas as partes afirmaram que irão cortar tarifas sobre vários produtos e serviços como parte de um acordo comercial inédito após negociações que perduraram por mais de sete anos.

Na segunda-feira (7), o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e sua contraparte australiana, Tony Abbott, encerraram anos de negociações ao anunciarem oficialmente o seu ‘Acordo de Parceria Econômica’.

Ambas a nações concordaram em retirar tarifas sobre quase 90% das importações australianas, o que representa um recorde para um acordo comercial já realizado pelo Japão.

O Japão vai baixar as tarifas sobre a carne bovina congelada australiana, de 38,5% para 19,5% durante 18 anos. Já a tarifa para a carne resfriada vai recuar para 23,5% durante 15 anos.

A Austrália, por sua vez, prometeu retirar tarifas sobre cerca de 99% dos produtos japoneses. Segundo os negociadores, o país vai eliminar os impostos sobre os automóveis japoneses em cerca de 75%.

(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK e da Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão inicia extração comercial de petróleo de xisto

Next Article

Japão, EUA e Coreia do Sul instam Coreia do Norte a cessar com testes nucleares

Related Posts