Preço da gasolina no Japão tem 11ª alta semanal seguida, mas recua na base anual

Apesar da sequência de avanços, o preço médio esta semana caiu quase 15% em relação ao registrado um ano antes.

Do Mundo-Nipo

O preço médio da gasolina comum no mercado japonês subiu esta semana para 145,2 ienes (US$ 1,19) o litro, de 145,1 ienes registrados na semana anterior, marcando a décima primeira alta semanal, mas caindo quase 15% na base anual, informou nesta quarta (8) a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Na comparação por prefeituras, os preços subiram em 21 das 47 províncias japonesas. As maiores altas na semana foram registradas em Fukushima (1,40 iene), Tokushima (1,10 iene) e Miyagi (0,80 iene).

Apesar de registrar a maior sequência de avanços em quase dois anos, o preço médio nacional esta semana ficou 14,4% mais baixo que o registrado um ano antes, quando o litro custava 169,7 ienes em média, o que representa o 30º declínio semanal consecutivo na comparação anual.

No entanto, a agência ressalta que o valor atual da gasolina comum continua o mais alto desde o registrado na primeira semana de 2015, quando custava, em média, 145,2 ienes no dia 5 de janeiro.

Em meados de fevereiro deste ano, o preço marcou a primeira alta semanal em cerca de sete meses, refletindo uma recuperação nos preços do petróleo. Mas, no final de março, o preço da gasolina voltou a recuar após série de seis altas semanais, acompanhando a retomada da queda nos preços das commodities petrolíferas. Em meados de abril, no entanto os preços retomaram a trajetória de alta.

No geral, o preço atual da gasolina continua bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

A pesquisa semanal da ANRE inclui os preços médios de praticamente todos os combustíveis utilizados no Japão. Na semana, os preços da gasolina especial e do óleo diesel quase não sofreram alteração, mantendo a média de 156,0 ienes e de 123,40 ienes, respectivamente, registrados na semana passada.

Fontes: MNI News | Agência Kyodo

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Top 10 das animações mais vendidas no Japão durante a 1ª semana de julho

Next Article

Os 10 profissionais mais em falta no Brasil e no Japão

Related Posts