Produção japonesa supera a demanda no segundo trimestre, diz BC do Japão

Houve um excesso de oferta e baixa demanda, no intervalo entre abril e junho.

Do Mundo-Nipo

O gap da produção doméstica japonesa recuou para o território negativo, com excesso de oferta e baixa demanda, no intervalo entre abril e junho, influenciada pelo impacto do aumento do imposto sobre vendas em abril, informou o Banco do Japão (BoJ) em seu relatório mensal de outubro, divulgado nesta quarta-feira (8).

O BC japonês estima uma diferença entre o valor real e o valor previsto, ou seja, um gap na produção doméstica de -0,1% no segundo trimestre, piorando em relação ao aumento revisado de 0,4%, de uma leitura preliminar de 0,6%, no primeiro trimestre do ano, e -0,2% no último trimestre do ano anterior.

A economia do Japão registrou a primeira contração em dois trimestre entre abril e junho, com o produto interno bruto (PIB) real recuando 1,8% no período, com queda anualizada de 7,1%.

A piora no gap de produção doméstica tende a diminuir o ritmo de aumentos de preços ao consumidor, mas o BoJ espera que essa diferença melhore no intervalo entre julho e setembro, quando se espera que a economia compense a queda e cresça numa taxa de cerca de 0,5%.

Na terça-feira (8), após encerrar a reunião mensal de política monetária, que durou dois dias, o conselho do BoJ revisou para baixo a avaliação da produção industrial depois de cair inesperadamente para 1,5% em agosto, um resultado diretamente ligado ao impacto que o aumento do imposto sobre vendas teve sobre a demanda doméstica.

No relatório desta quarta-feira, o BoJ estima que a produção industrial caia no terceiro trimestre. A esimativa representa uma perspectiva mais negativa na comparação com setembro, quando o BoJ disse que a produção industrial de modo geral, iria se manter estável no período.

O governo estimou que a produção das fábricas vai compensar 6,0% em setembro na comparação mensal. Se confirmada, a produção deve cair 0,7% no terceiro trimestre, após uma queda acentuada de 3,8% no segundo trimestre.

“A produção industrial deve retomar seu crescimento moderado, apesar de mostrar certa fraqueza por enquanto”, disse a autoridade monetária em relatório. Para o quarto trimestre, o BoJ afirmou que, embora as incertezas sobre a produção industrial continuem altas, o crescimento deve ser retomado.

O BoJ também revisou o seu panorama para os preços ao produtor, seguindo o recente enfraquecimento dos preços do petróleo. “Os preços ao produtor devem permanecer mais estáveis por enquanto”, disse. A autoridade monetária no entanto, manteve a projeção de inflação para o curto prazo, estimando um aumento no núcleo do CPI de 1,25% na comparação anual. O BoJ ponderou, entretanto, que as recentes quedas no preço do petróleo vão aumentar temporariamente a pressão negativa nos preços, indicando que a inflação pode cair abaixo de 1% nos próximos meses.

*Para ler a matéria na íntegra, acesse o Market News International (MNI).

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Preço da gasolina no Japão atinge o menor nível em três meses

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Japão tem superávit em conta corrente de 287,1 bilhões de ienes em agosto

Related Posts