Austrália se torna maior parceira comercial do Japão

Um grande acordo comercial entre os dois países foi aprovado ontem pela Câmara Alta do Parlamento Japonês.

Do Mundo-Nipo

Um grande acordo comercial entre os dois países foi aprovado ontem pela Câmara Alta do Parlamento Japonês.

Contêineres em porto australiano (Foto: Kyodo)

Porto na Austrália (Foto: Kyodo)

 

O Parlamento do Japão aprovou um recente acordo de parceria comercial com a Austrália, como parte do Acordo da Associação Econômica (EPA, na sigla em inglês). Este é o 14º acordo comercial firmado pelo Japão e, com isso, a Austrália se torna a maior parceira do Japão em termos de valores comerciais envolvendo a EPA, de acordo com a emissora pública ‘NHK’.

Os legisladores da Câmara Alta do Parlamento, equivalente ao Senado, aprovaram o tratado na sexta-feira (7), enquanto os membros Câmara Baixa do Parlamento (Câmara dos Deputados), o endossaram na semana passada.

O texto do tratado inclui que autoridades japonesas deverão reduzir gradativamente as taxas impostas sobre a carne bovina refrigerada da Austrália, de 38,5% para 23,5% ao longo de um período de 15 anos.

Contrapartes australianas deverão remover uma taxa de 5% aplicada sobre determinados veículos japoneses logo após o acordo entrar em vigor, o que deverá acontecer no início do próximo ano, depois da aprovação de leis relevantes, conforme noticiou a TV estatal japonesa.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

ONU e EUA saúdam doação de US$ 100 milhões do Japão para combater o Ebola

Next Article

Apartamentos de prédio residencial mais alto do Japão podem custar US$ 3,1 milhões

Related Posts