PIB revisado do Japão cai mais que o esperado no terceiro trimestre

Esta é a segunda vez seguida que o país recua no trimestre em comparação anualizada.

Do Mundo-Nipo com Agências

A economia do Japão encolheu mais do que o divulgado inicialmente no terceiro trimestre devido a quedas no investimento empresarial, surpreendendo os mercados e dando suporte à recente decisão do primeiro-ministro Shinzo Abe de adiar o segundo aumento do imposto sobre vendas.

O golpe do aumento do imposto em abril acabou sendo maior do que o esperado, indicaram os dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) nesta segunda-feira (8), destacando os desafios que Abe e o banco central enfrentam para tirar a terceira maior economia do mundo da deflação.

A revisão para a contração anualizada de 1,9%, contra preliminar de queda de 1,6%, confirmou que o Japão caiu em recessão, e foi pior do que a expectativa em pesquisa da Agência Reuters de contração de 0,5%.

Esta é a segunda vez seguida que o país recua no trimestre em comparação anualizada, o que, para os economistas, configura recessão técnica. No segundo trimestre, houve queda de 6,7% em relação a igual período de 2013.

O principal fator por trás do resultado do PIB foi o declínio de 0,4% no investimento empresarial, contra queda preliminar de 0,2%. Analistas esperavam que os gastos de capital fossem revisados para cima.

Na comparação trimestral, a economia encolheu 0,5% no terceiro trimestre, contra preliminar de queda de 0,4%. O resultado foi pior do que a expectativa do mercado de contração de 0,1%.

O aumento no imposto sobre vendas do Japão de 5% para 8% em abril afetou os gastos das famílias e piorou o cenário para o “Abenomics”, um misto de agressiva expansão monetária, estímulo fiscal e reformas estruturais com o objetivo de acabar com a estagnação econômica.

A decisão de Abe de adiar o segundo aumento do imposto, para 10%, em 18 meses, até abril de 2017, aliviou as preocupações sobre o cenário para os gastos do consumidor, que representam 60 por cento do PIB.

(Com informações das agências Estado e Reuters)


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio tem 7ª alta seguida e fica mais perto dos 18 mil pontos

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Japão tem superávit em conta corrente de 833,4 bilhões de ienes em outubro

Related Posts