Encomendas de máquinas no Japão têm a maior sequência de perdas em 6 anos

Economistas avaliam o resultado como “pessimista”, enquanto o governo deteriorou sua estimativa para o trimestre julho-setembro.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo


O núcleo das principais encomendas de máquinas do setor privado do Japão caiu mais que o esperado em agosto, registrando recuo de 5,7% ante o mês anterior e marcando o terceiro mês consecutivo de retração, a maior sequência mensal de perdas em seis anos, de acordo com dados sazonalmente ajustados e divulgados na quinta-feira pelo governo do país.

O resultado contrariou a previsão mediana de economistas, que projetavam retração de 3,2% no oitavo mês do ano. Analistas consultados pela agência de notícias Kyodo deterioraram a avaliação do mês anterior, quando o índice sofreu retração de 3,6%, dando o resultado como “pessimista e desanimador”.

O núcleo das encomendas de máquinas, que excluem os pedidos das empresas de energia elétrica e do setor naval por causa da volatilidade, somou o equivalente a  6,3 bilhões de dólares em agosto, informou o Escritório do Gabinete Japonês.

No período em análise e na mesma base de comparação, as encomendas do setor de manufatura declinaram 3,2%. Já as encomendas de empresas não manufatureiras, como as relacionadas com construção e serviços (excluindo os fornecedores de energia e do setor naval), caíram 6,1%.

Os resultados “pessimistas” ocorre num momento em que temores causados pela desaceleração da China desestimulam as empresas a fazer novos investimentos. Com isso, o Escritório do Gabinete rebaixou sua avaliação básica do indicador pelo segundo mês consecutivo, afirmando que as encomendas de máquinas no país estão “paradas”.

O governo também rebaixou sua estimativa para o trimestre julho-setembro. Em avaliação anterior, projetou alta de 0,3% ante o trimestre abril-junho, mas agora diz que “essa meta será difícil de alcançar”.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Crianca japonesa Foto Aflo Images 900x600 19 02 2016

Número de abusos contra criança atinge novo recorde no Japão, acima de 80 mil

Next Article

Confiança do trabalhador no Japão piora em setembro

Related Posts