Japão e EUA reiniciam negociações de livre comércio

Os negociadores pretendem chegar a um acordo sobre o impasse envolvendo as tarifas de importação.

Do Mundo-Nipo com Agências

Wendy Cutler e Takeo Mori após a reunião em Tóquio (Imagem: Reprodução/NHK)
Wendy Cutler e Takeo Mori após o primeiro dia de reunião em Tóquio (Imagem: Reprodução/NHK)

A reunião de dois dias, que foi retomada na sexta-feira (10), tem como objetivo diminuir as divergências em questões que incluem as tarifas de produtos agrícolas e restrições à importações de veículos. As negociações acontecem à margem de uma reunião ministerial com os doze países envolvidos na Parceria Transpacífico, programada para 25 de outubro, em Sydney.

Os participante da reunião em Tóquio incluem Hiroshi Oe, chefe-adjunto responsável pelas negociações da TPP, Takeo Mori, embaixador do Japão para assuntos econômicos, e Wendy Cutler, representante adjunta para assuntos comerciais dos Estados Unidos.

As conversas prosseguem após uma reunião ministerial ocorrida no mês passado, que terminou sem acordo. Na época, Japão culpou os EUA pela falta de progresso, afirmando que o lado norte-americano não estava totalmente preparado.

Oe disse a repórteres que deseja romper o impasse, uma vez que esta será a última chance antes das próximas conversações ministeriais em Sidney.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Premiê japonês e Putin devem se reunir em novembro, diz assessor russo

Next Article

Resultado do Nobel da Paz frustra população pacifista do Japão

Related Posts