BC do Japão mantém política monetária e avaliação econômica por unanimidade

O concelho de nove membros deixou inalterada a avaliação da economia pelo sexto mês consecutivo.

Do Mundo-Nipo

O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) anunciou nesta terça-feira (11) que manteve por unanimidade sua política monetária e deixou inalterada a avaliação da economia pelo sexto mês consecutivo, afirmando que ela continua a se “recuperar moderadamente”, baseado em um julgamento de que a economia está no caminho certo para sair da deflação.

Depois de uma reunião de dois dias, o concelho de nove membros decidiu por unanimidade manter em larga escala a política de flexibilização monetária introduzida em abril do ano passado, cuja principal característica é a aceleração da base monetária em 60 trilhões de ienes a 70 trilhões de ienes por ano.

Ao deixar sua política inalterada, o concelho aparentemente julgou que economia está no caminho para atingir sua meta de inflação de 2%, apesar de alguns fatores incertos, incluindo possíveis efeitos adversos após o aumento da taxa atual de 5% para 8% do imposto sobre as vendas em abril, bem como a tensão em curso em torno da Ucrânia e da desaceleração do crescimento da economia nos países emergentes.

O conselho destacou que o investimento das empresas em capital fixo se tornou “cada vez mais evidente” à medida que os lucros melhoraram. Da mesma forma, a produção industrial está aumentando a um ritmo “de certo modo acelerado”, enquanto a avaliação anterior utilizava o termo “moderado”.

(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,69%

Next Article

Dólar sobe ante iene em Tóquio após declarações de Kuroda

Related Posts