Confiança empresarial no Japão atinge nível recorde

Mesmo em meio à pandemia, o índice de confiança subiu pelo 2º trimestre seguido, principalmente entre as grandes fabricantes japonesas.
Pessoas em frente ao painel de indice da Bolsa de Toquio FotoKei Higuchi Nikkei compressed
Foto: Kei Higuchi/Nikkei

O índice de confiança empresarial no Japão melhorou pelo segundo trimestre consecutivo, registrando nível recorde entre os grandes fabricantes japonesas, de acordo uma uma pesquisa trimestral divulgada pelo governo do país na quinta-feira (10).

O resultado positivo do índice, apurado no período de outubro-dezembro, veio no momento em que as atividades econômicas retomaram suas atividades, após o levantamento do estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus. O estado de alerta sanitário teve início em 7 de abril, com o seu término em 25 de maio.

A pesquisa do Ministério das Finanças contou com mais de 11.000 empresas de todos os setores, incluindo as grandes companhias japonesas do setor de serviços, de manufaturas e não industriais.

O índice de sentimento empresarial entre as principais empresas de todos os setores para o período de outubro a dezembro ficou em 11,6. A leitura é a terceira mais alta já registrada no país, desde que dados comparáveis ​​foram disponibilizados no ano fiscal de 2004.

Outra leitura positiva apurada no levantamento é a que mede a confiança entre as grandes fabricantes. O índice ficou em + 21,6, estabelecendo um novo recorde.

O número positivo significa que mais companhias acreditam que os negócios melhoraram em comparação com os três meses anteriores.

Os gerentes dos setores automotivo e químico mostraram forte confiança com a retomada da produção.

Autoridades do Ministério das Finanças dizem que sinais de recuperação são amplamente observados no levantamento, especialmente no setor automotivo.

Porém, eles estão cautelosos em razão da pandemia, afirmando que irão monitorar cuidadosamente a situação, já que há fortes preocupações com o recente aumento nas infecções por coronavírus.

O Japão, relativamente pouco afetado pela pandemia de Covid-19 até o momento (2.832 mortos, de acordo com números oficiais), enfrenta uma nova onda de infecções, registrando recordes diários de novos casos.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: NHK News.

Ícone de atualização 01 Atualizado em 16/12/2020.

Total
0
Shares
Previous Article
Armazenamento de vacina | Foto: Stockvault

Japão compra mais de 10 mil ultrafreezers para armazenar vacinas

Next Article
Terremoto no nordeste do Japão em 12-12-2020 | Foto: JMA

Terremoto de magnitude 5,5 abala o nordeste do Japão

Related Posts