Japão projeta crescimento econômico de 1,5% para o ano fiscal de 2015

Por outro lado, o governo estima que a economia no ano fiscal de 2014 tenha uma contração real de 0,5% (Foto: Picture Photo)

Do Mundo-Nipo com Agências

O governo do Japão anunciou nesta segunda-feira (12) suas projeções para a economia do país no ano fiscal de 2015, estabelecendo em cerca de 1,5% em termos reais sua estimativa de crescimento econômico nesse ano fiscal, que começa em abril.

A projeção vem depois de ajustes para movimentações de preços, que teve uma ligeira melhora ante a estimativa anterior, devido a uma esperada aceleração nos gastos do consumidor em meio a queda nos preços do petróleo bruto, que poderá reforçar os lucros das empresas, e potencializado pela última posição sobre o pacote de estímulo do governo para escorar a demanda doméstica.

Por outro lado, o governo estima que os preços ao consumidor irão subir apenas 1,4% no ano, em um sinal da dificuldade que o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) enfrenta para atingir sua meta de inflação de 2%.

O gabinete do primeiro-ministro, Shinzo Abe, usará essas projeções para guiar suas políticas fiscal e econômica à medida que o governo tenta acelerar o crescimento após uma recessão surpresa no ano passado.

O governo projetava anteriormente que a economia registraria um crescimento real de 1,4% em 2015, mas elevou sua projeção após adiar um aumento no imposto sobre vendas marcado originalmente para outubro.

O crescimento nominal será de 2,7% no ano fiscal de 2015, pouco abaixo da expectativa anterior de 2,8%. Para o ano fiscal de 2014, que acaba em março, o governo espera que a economia tenha uma contração real de 0,5%, contra estimativa anterior de crescimento real de 1,2%, conforme as estimativas que o gabinete aprovou nesta segunda-feira.

(Com informações das agências Reuters e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Um em cada cinco idosos sofrerá de demência no Japão em 2025, diz governo

Next Article

Resultados do 2º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2015

Related Posts