Japão bate recorde de exportações de alimentos em 2013

As exportações desse setor atingiram o valor recorde de 5,4 bilhões de dólares.

Do Mundo-Nipo

As exportações japonesas de alimentos foram recordes em 2013, impulsionadas pela crescente popularidade da culinária do país no exterior, principalmente na Ásia. Segundo o Ministério da Agricultura as exportações desses produtos atingiram o valor aproximado de  5,4 bilhões de dólares em 2013, um aumento de 22 por cento em termos de ienes em relação ao ano anterior e um recorde desde que o ministério começou a manter esses registros, em 1955.

As exportações de vieiras (molúscos) e maçãs mais que dobrou em comparação ao ano anterior. Os embarques de saque, pasta de missô e molho de soja aumentaram cerca de 20 por cento.

O ministro da Agricultura Yoshimasa Hayashi disse que carregamentos para outras partes da Ásia foram responsáveis por mais de 70 por cento das exportações japonesas de alimento em 2013. Hayashi prometeu que o ministério vai trabalhar mais para alcançar seu objetivo de expandir as exportações de alimentos para cerca de 10 bilhões de dólares até 2020.

Embora as exportações de setor tenham atingido níveis recordes em 2013, as preocupações persistentes sobre a segurança dos alimentos após o desastre nuclear em Fukushima ainda sofrem algumas restrições por parte de Hong Kong, Taiwan e China.

O ministério disse que está pedindo a esses mercados para remover as restrições, apresentando dados que mostram que os alimentos japoneses são seguros.

(Do Mundo-Nipo com a NHK News e Agência Kyodo).

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Encomendas de máquinas do Japão têm queda de 15,7% em dezembro

Next Article

Dólar cai ante o iene e sobe frente ao euro após declarações de executivo do BCE

Related Posts