Produção industrial do Japão em junho é revisada com recuo de 3,4%

Os números já mostravam, desde a primeira leitura, a maior queda do indicador desde março de 2011.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A produção industrial do Japão caiu 3,4% em junho na comparação com o mês anterior, mostraram dados revisados do governo nesta terça-feira (12).

“A produção industrial se mantém plana”, disse o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) em comunicado, mantendo seu ponto de vista anunciado nos meses anteriores.

O resultado foi um pouco pior do que o dado preliminar, divulgado em 30 de julho, que apontava queda de 3,3%. Os números, no entanto, já mostravam, desde a primeira leitura, a maior queda do indicador desde março de 2011. Em maio, a produção havia subido 0,5%.

As remessas feitas pela indústria japonesa em junho caíram 1,9% na comparação mensal no dado revisado, em linha com o apontado na prévia. Já os estoques revisados cresceram 2% em junho ante maio, um pouco acima do número preliminar, de alta de 1,9%. O crescimento dos estoques é apontado pelos especialistas como um dos motivos de a indústria japonesa ter reduzido o ritmo em junho.

Na base anual, a produção japonesa subiu 3,1% em junho, atingindo 96,6 pontos no mês, com ajustes sazonais.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas, é considerada um indicador chave para antecipar o desempenho da economia do país, altamente dependente do setor manufatureiro.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Duas animações de Miyazaki lideram vendas de Blu-ray e DVDs no Japão; veja lista

Next Article

Dólar fecha em alta ante o real mesmo com atuação do BC

Related Posts