Produção industrial do Japão em abril é revisada para baixo

O índice caiu a um ajuste sazonal de 2,8%.

Do Mundo-Nipo

A produção industrial do Japão em abril caiu a um ajuste sazonal de 2,8% em relação ao mês anterior, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (13), revisando para baixo sua estimativa de uma queda originalmente estimada em 2,5%.

Os índices de produção nas fábricas e minas situaram-se em 99,3 contra a base de 100 de 2010. Já os índices de embarques e estoques industriais recuaram 5,0% e 0,5% em abril, respectivamente, ambos inalterados a partir de dados preliminares divulgados no final de maio pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI).

“A produção industrial se mantém plana”, disse o ministério em um comunicado, mantendo a mesma declaração em seu relatório preliminar, mas degradando seu ponto de vista anunciado em março, quando afirmou que a produção continuava a “mostrar um movimento ascendente”.

O ministério atribuiu o resultado, em parte, à fraca produção no setor de bebidas alcoólicas, o que não refletiu em seu relatório preliminar lançado no final de maio.

Segundo analistas, os dados de abril não têm muita relevância por conta do aumento do imposto sobre as vendas que entrou em vigor em 1º de abril. Segundo o jornal Nikkei, a expectativa de dados econômicos em termos reais é esperada a partir de índices relativos aos meses do segundo semestre.

(Com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar reflete recursos do BC e tem queda frente ao real

Next Article

Dólar sobe ante o iene e o euro

Related Posts