Preços no atacado do Japão sobem 2,5% em outubro

É o o sétimo mês consecutivo de alta em seu ritmo mais rápido em cinco anos.

Do Mundo-Nipo

Os preços no atacado do Japão subiram 2,5% em outubro na comparação do mesmo período do ano anterior, marcando o sétimo mês consecutivo de aumento em seu ritmo mais rápido em cinco anos, impulsionado por um iene mais fraco e aumento dos preços de materiais de construção em meio a forte demanda de construção, mostraram os dados do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) nessa quarta-feira (13).

O índice de preços de bens corporativos ficou em 102,5 contra a base de 100 de 2010. O aumento anualizado foi de 2,5%, que se seguiu um ganho revisado de 2,2% em setembro, foi o maior desde outubro de 2008, de acordo com o relatório preliminar do BoJ

O aumento dos preços no atacado em outubro foi motivado pelos preços de produtos de empresas madeireiras, que subiram 13,6% em meio à maciça procura para reconstrução na área metropolitana de Tóquio, disse um funcionário do BoJ.

Outros itens que contribuíram para o ganho incluem os preços do petróleo e carvão, que subiram 12,7%, enquanto os preços de energia elétrica, gás e água aumentaram 11,8%.

O valor do aço avançou 3,5%, enquanto as montadoras consignadas elevaram os preços de seus produtos apoiadas pela demanda favorável, disse o funcionário.

Apesar do aumento contínuo dos preços no atacado, o funcionário disse que ficou para ser observado se a tendência vai continuar, já que algumas empresas, como fabricantes de papel enfrentou dificuldade para aumentar os preços.

Na comparação mês a mês, o índice caiu 0,1% ante ao mês de setembro.

As informações são da agência Kyodo. Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Príncipe Mikasa, tio do imperador Akihito, passal mal e é hospitalizado

Next Article

Encomendas de máquinas no Japão crescem pelo segundo trimestre consecutivo

Related Posts