Encomendas de máquinas no Japão sobem 2,9% em setembro

Do Mundo-Nipo com Agências

As principais encomendas de máquinas do setor privado do Japão subiram a um ajuste sazonal para 2,9% em setembro na comparação com o mês anterior, marcando o quarto mês consecutivo de alta, mostraram dados do governo nesta quinta-feira (13), sugerindo que o investimento das empresas está se recuperando após desaceleração na esteira do aumento no imposto sobre o consumo interno em abril.

O aumento no indicador do núcleo das encomendas de máquinas, que excluem os pedidos das empresas de energia elétrica e do setor naval por causa da volatilidade, veio melhor do que o esperado para o mês de setembro, contrariando à previsão de queda de -1,2% feita por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” e pelo jornal japonês “Nikkei”. Apesar da alta inesperada de quase 3%, o dado veio mais fraco que o salto de 4,7% observado em agosto sobre julho, quando também havia registrado avanço, de 3,5% sobre junho.

Na comparação anual, os dados mostram que as encomendas avançaram 7,8% em setembro ante o mesmo mês do ano passado. Em dados sazonalmente ajustados, houve alta de 14,9% no trimestre de julho a setembro, informou o Gabinete do Governo em um relatório preliminar.

A demanda em alta por componentes eletrônicos e peças de automóveis puxou o indicador para cima em setembro, segundo o governo.

As encomendas de máquinas representam cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão e são vistas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe como um dos pilares do crescimento econômico necessário para acabar com quase duas décadas de deflação.

(Com Agência Kyodo e Valor Econômico)


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do quarto dia do Torneio de Sumô de Kyushu 2014

Next Article

Resultados do quinto dia do Torneio de Sumô de Kyushu 2014

Related Posts