O país está a caminho de atingir inflação de 2%, diz presidente do BC do Japão

Kuroda disse que a sua política monetária vai ajudar a economia a sair de 15 anos de deflação.

Do Mundo-Nipo

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, disse nesta quinta-feira (16) que a recuperação moderada da economia deve continuar e que o país está no caminho certo para alcançar a sua meta de inflação de 2% com base em suas medidas de estímulo lançadas em abril do ano passado que produziram os efeitos pretendidos de reforçar a economia.

“Acreditamos que a política monetária vai ajudar a economia a sair de 15 anos de deflação”, afirmou Kuroda durante uma reunião de gerentes das agências regionais do BC japonês.

Kuroda disse ainda que as medidas de flexibilização apoiariam “desenvolvimentos positivos” nos mercados financeiros e na economia, levando a um aumento das expectativas de inflação.

Quanto aos preços ao consumidor, o presidente do BoJ declarou que a taxa de reajuste anual do índice de preços ao consumidor está atualmente em torno de 1% e deve subir gradualmente.

Em relação ao futuro, Kuroda afirmou que a economia deverá manter uma tendência de recuperação moderada apesar dos efeitos do aumento do imposto sobre vendas previsto para abril deste ano, acrescentando que o Banco do Japão vai dar continuidade ao afrouxamento quantitativo e qualitativo de forma estável até que a meta de inflação de 2% seja alcançada.

As informações são da Rede NHK e Agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ministro do Japão acusa China de mudar 'status quo' no Mar da China Oriental

Next Article

Resultados do 5º dia do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo

Related Posts