Preço da gasolina no Japão tem primeira alta desde julho

A alta vem uma semana após o preço médio nacional atingir seu nível mais baixo desde fevereiro.

Do Mundo-Nipo

preço médio da gasolina comum no mercado japonês subiu esta semana para 135,40 ienes o litro, o que representa a primeira alta em dois meses e meio, informou nesta quarta-feira (16) a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

A alta vem uma semana após o preço médio nacional atingir seu nível mais baixo desde o dia 9 de fevereiro, quando ficou em 135,10 ienes o litro, recuo de 19,3% em relação ao registrado um ano antes.

A ANRE aponta como principal causa da alta a recente retomada dos preços do petróleo, que vinham despencando desde julho do ano passado.

Na comparação por prefeituras, as maiores altas foram registradas em Hokkaido e Gunma (1,80 ienes), Kanagawa (1,40 ienes) e Tottori (1,30ienes).

A pesquisa semanal da ANRE também inclui o preço médio de praticamente todos os combustíveis utilizados no Japão, na qual aponta que todos os combustíveis de uso pessoal avançaram nesta semana, com exceção do óleo diesel, que registrou queda de 0,10 iene ante a semana anterior, custando em média 113,90 ienes o litro. Por outro lado, a gasolina especial subiu para 146,30 ienes o litro, alta de 0,40 ienes ante a semana passada.

No geral, o preço atual da gasolina comum ainda segue bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

Depois do aumento do imposto, o preço médio atingiu o pico de 169,9 ienes no dia 14 de julho de 2014, o mais alto em mais de seis anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Este valor, porém, é bem abaixo do recorde de 185,1 ienes alcançados em 4 de agosto de 2008.

Fonte: Agência Kyodo | MNI News.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Resultados do 4º dia do Torneio de Sumô de Outono 2015

Next Article

Dólar fecha em queda com expectativa de decisão sobre juros nos EUA

Related Posts