Japão registra déficit comercial de 8,17 trilhões de ienes em 2012

Só em março o saldo comercial era de um déficit de 362,42 bilhões de ienes.

Do Mundo-Nipo

O Japão registrou um déficit comercial de 8,17 trilhões de ienes (cerca de 83,4 bilhões de dólares) no ano fiscal de 2012, que terminou em março deste ano, informou o Ministério das Finanças nesta quinta-feira (hora local).

Só em março o saldo comercial era de um déficit de 362,42 bilhões de ienes, marcando o nono mês consecutivo no vermelho.

Em 2012, as exportações caíram 2,1%, para 63.94 trilhões de ienes, em relação ao ano anterior, enquanto as importações  cresceram 3,4%, para 72,11 trilhões de ienes.

O déficit é consequência do aumento das importações de gás e petróleo, que tiveram de ser usados para cobrir a escassez de energia nuclear no país desde a crise. Além disso, a forte desvalorização do iene não foi capaz de compensar integralmente a demanda fraca por exportações do Japão, ao mesmo tempo em que contribuiu para encarecimento das importações.

As exportações do Japão para a China caíram 9,1% no ano fiscal de 2012, enquanto as exportações para o resto da Ásia caíram quase 42%. Os embarques para a União Europeia caíram 14% e as importações aumentaram 4,5%. Para os EUA houve um aumento das exportações de 10%.

 

Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Princesa Masako deve viajar para a Holanda, será a 1ª viagem ao exterior em 11 anos

Next Article

Homens “calvos” são mais propensos a problemas cardíacos, diz pesquisa japonesa

Related Posts