Preço médio da gasolina sobe pela 8ª semana seguida no Japão

Apesar da série de avanços, o preço está semana recuou 13,5% na comparação anual.

Do Mundo-Nipo

O preço médio da gasolina comum no mercado japonês subiu esta semana para 144,5 ienes (US$ 1,17) o litro de 143,4 ienes registrados na semana anterior, marcando a oitava alta semanal consecutiva, informou nesta quarta-feira (17) a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Apesar da sequência de avanços, o preço médio esta semana ficou 13,5% mais baixo do que o registrado um ano antes, quando o litro custava 167,0 ienes em média, o que representa a 27ª queda semanal consecutiva na comparação anual, de acordo com o relatório semanal da ANRE.

Entretanto, a agência ressalta que o valor atual da gasolina comum continua sendo o mais elevado desde o registrado na primeira semana de 2015, quando custava, em média, 145,2 ienes no dia 5 de janeiro.

Em meados de fevereiro deste ano, o preço marcou a primeira alta semanal em cerca de sete meses, refletindo uma recuperação nos preços do petróleo. Mas, no final de março, o preço da gasolina voltou a recuar após seis altas semanais.

No geral, o preço atual da gasolina continua bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

O pico de 169,9 ienes, registrado no dia 14 de julho de 2014, foi o mais alto em mais de seis anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Este valor, porém, é bem abaixo do recorde de 185,1 ienes alcançados em 4 de agosto de 2008.

Fonte: MNI News.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Curitiba recebe em julho mostra de cinema ‘O Universo de Miyazaki’

Next Article

Dólar cai mais de 1% ante o real pelo 2º dia seguido

Related Posts