Japão considera pressionar empresas a aumentar salários

O governo japonês considera usar a mesma tática dos últimos dois anos nas negociações salariais do ano que vem.

Do Mundo-Nipo com Agências

O governo do Japão está avaliando pressionar empresas a elevar os salários, segundo fontes ligadas ao assunto e citadas pela agência Reuters nesta terça-feira (18).

Nos últimos dois anos, o governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, através de uma série de reuniões com lobbies empresariais e sindicatos, já convenceu um grande número das grandes companhias do país a aumentar os salários.

Segundo as fontes, o governo considera usar a mesma tática para as negociações salariais do ano que vem, num momento de estagnação econômica devido a gastos fracos dos consumidores.

Nesta semana, dados mostraram a economia contraiu no segundo trimestre, com queda das exportações e retração dos gastos dos consumidores.

Abe assumiu o governo no fim de 2012 com a promessa de dar fim a décadas de deflação e mazelas econômicas com reformas estruturais e afrouxamento monetário, mas consumidores têm adotado cautela e a inflação estagnou.

Os pedidos anteriores do governo elevaram os salários nas maiores empresas do Japão, mas isso até agora não se disseminou pela economia.

A estratégia também atraiu críticas de que o governo está intervindo excessivamente no setor privado.

(Com informações da agência Reuters)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Aeroporto de Narita Foto Creative Commons 02 2018 900x600 02 min

Japão lança serviço de ônibus gratuitos para turistas

Next Article

Dólar inverte tendência no dia e fecha em queda pela 3ª sessão seguida

Related Posts