Exportações do Japão em março saltam 16,1% ao ano

As exportações japonesas somaram 7,38 trilhões de ienes, o maior crescimento em três anos, liderado por fortes remessas para a China.
Porto comercial de Yokohama Foto Reproducao CCN 900x550 min
©CCN

As exportações do Japão em março cresceram 16,1% em relação ao ano anterior, o maior ganho em três anos, à medida que o ritmo de recuperação do impacto inicial da pandemia de coronavírus aumentou com os rápidos embarques de material para a China, mostraram dados do governo na segunda-feira, de acordo com a Kyodo News.

As exportações somaram 7,38 trilhões de ienes (US$ 68 bilhões), com sua expansão anualizada marcando o maior aumento desde um salto de 16,2% em novembro de 2017, disse o Ministério das Finanças do Japão em um relatório preliminar, ressaltando que o crescimento dos embarques em março é amplamente   melhor que o declínio de 4,5% em fevereiro.

A nível de comparação, em termos de valor, o montante de 7,38 trilhões de ienes ultrapassou o nível pré-pandemia de 7,20 trilhões de ienes visto em março de 2019.

Além disso, as exportações totalizaram 6,36 trilhões de ienes no mesmo período do ano passado, quando o surto do vírus começou a diminuir a demanda global por veículos e outros produtos produzidos no Japão.

“É natural que as exportações de março tenham aumentado notavelmente em relação ao ano anterior porque houve um grande impacto da pandemia, mas quando comparadas com dois anos atrás, ainda podemos ver o quão robustas elas são até certo ponto”, disse um funcionário do ministério a repórteres.

Exportações por países

As remessas para a China aumentaram 37,2%, para 1,63 trilhão de ienes, atingindo o nível mais alto desde que dados comparáveis ​​foram disponibilizados em janeiro de 1979, sustentados pela forte demanda por plásticos e matérias-primas como o cobre.

Já os embarques para outras nações asiáticas, Estados Unidos e União Europeia aumentaram 22,4%, 4,9% e 12,8%, respectivamente. Todos foram os aumentos mais acentuados em mais de um ano e meio.

Balança Comercial

Por sua vez, as importações aumentaram 5,7%, para 6,71 trilhões de ienes, pelo segundo mês consecutivo, o que levou a um superávit comercial de 663,72 bilhões de ienes, o segundo mês consecutivo de saldo positivo.

Fatores por trás do crescimento

Kazuma Kishikawa, economista do Instituto de Pesquisa Daiwa, disse que fatores especiais também contribuíram para o “notável” crescimento das exportações japonesas em março, como a fraca atividade fabril da China no mês passado em razão do feriado de Ano Novo Lunar de uma semana e uma onda de frio nos Estados Unidos que atingiu as vendas de automóveis.

Olhando para o futuro, uma extensa escassez global de semicondutores, que são peças indispensáveis ​​para a produção de automóveis, está obscurecendo as perspectivas para os exportadores japoneses.

“O efeito negativo da falta de chips pode começar a aparecer em alguns meses e pode ser um fator de risco de longo prazo para as exportações de automóveis do Japão”, disse Kishikawa.

Enquanto isso, ele disse que as exportações de equipamentos de fabricação de chips, que tiveram um aumento de 18,1% em relação ao ano anterior, devem permanecer robustas em meio ao aumento da demanda global por semicondutores.

Exportações no ano fiscal de 2020

Com relação ao ano fiscal de 2020 até março, as exportações do Japão caíram 8,4% em relação ao ano anterior, para 69,49 trilhões de ienes, devido às repercussões da pandemia, especialmente nos primeiros seis meses.

As importações no ano fiscal anterior caíram 11,6%, para 68,18 trilhões de ienes, marcando a retração mais acentuada em 11 anos, principalmente por causa da queda do petróleo bruto e de outros preços de energia.

Tanto as exportações quanto as importações encolheram pelo segundo ano consecutivo, o que deixou o Japão com um superávit comercial de 1,31 trilhão de ienes, o primeiro saldo positivo em três anos.

*Veja a tabela completa na página de relatórios do site do Ministério das Finanças do Japão.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Castelo Himeji | JNTO / Shutterstock.

Kansai, a capital espiritual e cultural do Japão

Next Article
Casal de japoneses felizes Foto Getty

Japão sobe 6 posições no ranking de países mais felizes

Related Posts