Japão deve colocar “todos os itens sobre a mesa” para participar de Parceria Transpacífica, diz EUA

O premiê japonês anunciou na semana passada a entrada do Japão nas negociações.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)

O representante comercial dos Estados Unidos, Demetrios Maratins, disse na última terça-feira que o Japão terá de “todos os bens sobre a mesa” para participar das negociações da Parceria Transpacífica.

Falando em uma audiência da Comissão de Finanças do Senado, Maratins disse que no comunicado conjunto divulgado em fevereiro pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente norte-americano, Barack Obama, se “deixou muito claro que ao se Juntar a Parceria Transpacífica, o Japão vai se comprometer com esse objetivo de buscar um maior acordo abrangente padrão consistente com as metas que os líderes (do acordo) estabeleceram em novembro de 2011”.

“E isso inclui colocar todos os bens sobre a mesa”, disse Maratins, conforme divulgou a agência Kyodo nesta quarta-feira.

Ele também disse que a participação do Japão significa “grandes oportunidades inexploradas” no relacionamento comercial bilateral.

As organizações de agricultura e cooperativas de pesca japonesas protestam contra a entrada do país nas negociações de livre comércio. Mas o premiê japonês havia garantido que só participaria do acordo se fosse isento aos cortes de tarifas sobre os itens deste setor.

Na semana passada o Shinzo Abe confirmou a entrada do Japão na Parceria Transpacífica, que envolve a Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã, afirmando que o país tem de ser mais aberto para alcançar o crescimento econômico.

O governo japonês realizou uma pesquisa que indica que esta parceria pode responder por quase 40% do PIB.

 

Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tepco diz que ratos podem ter causado apagão em Fukushima Daiichi

Next Article

Kim Jong Un pode já ser pai

Related Posts