Economia do Japão é a que mais acelerou entre os países da OCDE

O crescimento real do PIB acelerou fortemente no Japão, de 0,1% para 1,5%, no 1º trimestre.

Do Mundo-Nipo

O Produto Interno Bruto (PIB) real dos 34 países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou 0,4% no primeiro trimestre de 2014, de acordo com estimativas preliminares divulgadas pela entidade nesta terça-feira (20), apontando o Japão como o país com a maior aceleração de crescimento.

A OCDE é uma organização composta por 34 países majoritariamente desenvolvidos, da qual o Brasil não faz parte.

Nos três meses anteriores, o crescimento havia sido de 0,5%. O PIB corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos por um país.

As taxas de crescimento foram bem diferentes entre os países da organização. O crescimento real do PIB se acelerou fortemente no Japão, de 0,1% para 1,5%, na comparação entre os dois trimestres. Na Alemanha, a taxa passou de 0,4% para 0,8% e, no Reino Unido, de 0,7% para 0,8%.

Nos Estados Unidos e na França, por outro lado, as economias ficaram praticamente estacionadas, depois de crescerem 0,7% e 0,2%, respectivamente, no último trimestre de 2013. Esperava-se que as economias desenvolvidas ajudassem a apoiar o crescimento mundial, mas a desaceleração nos últimos meses levanta dúvidas.

Na Itália, que foi fortemente atingida pela crise econômica nos últimos anos, o PIB diminuiu 0,1% nos três primeiros meses de 2014, em comparação a um crescimento de 0,1% no trimestre anterior.

Na zona do euro, a taxa de crescimento do PIB manteve-se estável em 0,2% no primeiro trimestre de 2014. Na União Europeia, houve leve queda, de 0,4% para 0,3%.

Na comparação entre os primeiros trimestres de 2014 e 2013, a expansão da economia dos países da OCDE foi de 2,1%. Entre as sete maiores economias, o Reino Unido registrou a maior taxa de crescimento, de 3,1%, seguido pelo Japão, com 2,7%. A Itália foi o único país a ter contração, de 0,5%. Fonte: Valor Online.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 10º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão

Next Article
Headphone Shure Aonic 50 Foto Divulgacao

As 10 melhores marcas de fones de ouvido

Related Posts