Economia japonesa cresce 2,4% no primeiro trimestre

É o segundo trimestre consecutivo de expansão do PIB japonês, que excedeu os ganhos anualizados dos EUA e da zona do euro.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A economia japonesa teve um crescimento de 2,4% no trimestre de janeiro a março de 2015 ante igual período no ano anterior, mostraram dados preliminares do governo nesta quarta-feira (20). Trata-se do segundo trimestre consecutivo de expansão, sustentado por aumento por gastos de capital, conforme indicou o governo do país.

O crescimento foi mais elevado que o esperado por analistas para o período. Economistas consultados pela agência Kyodo previam alta mediana de 1,6% no Produto Interno Bruto (PIB) japonês. No último trimestre do ano passado, houve uma expansão revisada de 1,1%.

Na comparação com o trimestre anterior, a economia apresentou um avanço de 0,6% nos três primeiros meses de 2015. O resultado também veio melhor do que o esperado pelos economistas, que estimavam um crescimento de 0,4% para o período.

A expansão da economia japonesa excedeu os ganhos anualizados de 0,2% dos Estados Unidos e de 1,6% na zona do euro, o que dá crédito à decisão do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de cancelar um novo aumento do imposto sobre o consumo que o parlamento japonês tinha estabelecido para este ano.

== Kyodo

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

‘Barakamon’ é o mangá mais vendido da semana no Japão; veja lista

Next Article

Dólar quebra sequência de 3 altas e cai mais de 1% ante o real

Related Posts