Presidente do BoJ quer prosseguir com alta do imposto sobre vendas

Kuroda também disse que a economia do Japão irá se recuperar.

Do Mundo-Nipo

Haruhiko Kuroda, presidente do Banco do Japão (Foto: AFLO)
Haruhiko Kuroda, presidente do Banco do Japão (Foto: AFLO)

O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, reiterou nesta terça-feira sua vontade de prosseguir com o aumento de imposto sobre vendas.

“A economia pode ter algumas flutuações, mas eu não acho que o aumento do imposto sobre vendas levará a uma queda na economia ou prejudicará o cumprimento da meta de 2 por cento de inflação”, disse Kuroda durante um programa de televisão.

O presidente do banco central japonês disse estar ciente dos desafios de vencer a deflação de 15 anos, mas disse que fará o possível para alcançar a meta.

Kuroda também disse que a economia do Japão irá se recuperar, afirmando que as melhoras estão avançando e devem se ampliar.

“O Japão pode atingir tanto o crescimento econômico quanto o aumento de imposto sobre vendas… ou melhor, recuperar a saúde fiscal. Isso tem que ser feito”, disse Kuroda.

Com receio crescente de que o aumento do imposto sobre o consumo possa roubar a oportunidade da economia de acabar com quase duas décadas de deflação, o primeiro-ministro Shinzo Abe irá consultar o painel antes de decidir se deve elevar a alíquota dos atuais 5% para 8% em abril.

 

Veja mais notícias sobre Economia em mundo-nipo.com/economiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Chanceler do Japão deve visitar o Brasil em setembro

Next Article

Cheetos sabor ‘Pepsi’ é motivo de críticas após lançamento no Japão

Related Posts