Japão quer aumentar a competitividade global das empresas nacionais

O governo japonês vai formar uma comissão de especialistas para estudar meios de impulsionar os lucros das empresas.

Do Mundo-Nipo

O Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão (METI, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (21) que vai formar uma comissão de especialistas para estudar meios de impulsionar a competitividade global das empresas nacionais, aumentando assim o lucro das mesmas.

METI - Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão (Foto: Divulgação/METI)
Sede do Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão (Foto: Divulgação/METI)

Técnicos da pasta planejam incluir as conclusões da comissão na estratégia de crescimento econômico do governo, a ser divulgada em junho.

A medida acontece no momento em que a economia japonesa mantém-se em um curso de “recuperação moderada”, já que a desvalorização do iene não tem produzido um aumento substancial nas exportações.

Ainda nesta segunda-feira, o governo informou que registrou um déficit comercial recorde de 13,75 trilhões de ienes no ano fiscal de 2013, terminado em março, um aumento de 68,5% ante o ano anterior, indicando que os custos de importação superaram as receitas de exportação.

As importações aumentaram 17,3%, enquanto as exportações avançaram apenas 10,8% em relação ao ano anterior.

Segundo Ministério das Finanças informou em um relatório preliminar, os custos de importação têm aumentado devido à desvalorização do iene e às maiores importações de combustível depois que o Japão fechou as usinas nucleares, após o desastre de Fukushima em 2011.

(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

China diz que apreensão de navio não afeta relação com Japão

Next Article

Premiê do Japão envia oferenda ao Santuário Yasukuni

Related Posts