Produção de aço bruto do Japão atinge maior nível desde 2009

A produção em 2013 atingiu o incrível volume de 111,5 milhões de toneladas.

Do Mundo-Nipo

A produção de aço bruto do Japão no ano fiscal de 2013, que encerrou em 31 de março, atingiu seu nível mais alto desde 2009, quando a demanda caiu devido aos efeitos da crise financeira global.

 

Produção de aço bruto do Japão em 2013 (Imagem: Reprodução/NHK)
A produção em 2013 atingiu o incrível volume de 111,5 milhões de toneladas (Imagem: Reprodução/NHK)

 

A produção de aço bruto cresceu 3,9 por cento no ano fiscal findado em março ante um ano antes para um total de 111,5 milhões de toneladas, informou a Federação de Aço e Ferro do Japão nesta segunda-feira (21).

Trata-se do segundo aumento anual consecutivo, impulsionado pela demanda maior por casas, carros e eletrodomésticos antes do aumento no imposto sobre vendas que entrou em vigor em 1º abril, início do ano fiscal de 2014.

A alta também foi puxada por um maior gasto em obras públicas. Projetos envolvendo a preparação da capital japonesa que vai sediar as Olimpíadas de 2020 e a reconstrução da região nordeste, atingida pelo desastre de 2011, empurraram para cima a demanda.

A Federação diz que, apesar do aumento de imposto, espera-se apenas uma ligeira queda na produção para este ano fiscal. A expectativa é que o investimento de capital corporativo eleve a produção, apoiado pelo esforço do primeiro-ministro Shinzo Abe de revitalizar a economia japonesa com gastos fiscais e relaxamento monetário.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

'Game Boy' completa 25 anos desde seu lançamento no Japão

Next Article

Dólar tem quinta alta seguida a vai a 102,60 ienes

Related Posts