BOJ anuncia aumento de 1,9% na inflação em 2015

O PIB japonês deve crescer 2,9% em 2013.

Do Mundo-Nipo

O Banco do Japão (BOJ) divulgou nesta terça-feira seu relatório de previsão de crescimento da economia japonesa, que reúne as opiniões dos nove membros do conselho de política do banco.

Conforme as estimativas, o PIB japonês deve crescer 2,9% em 2013. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por sua vez, deve ficar em 0,7%, acima dos 0,4% previstos há três meses.

O banco central afirma que a taxa de inflação provavelmente vai atingir 1,4% em 2014 e 1,9% no ano fiscal de 2015, por isso a  meta de 2% poderia ser alcançada na segunda metade do período projetado.

O BOJ explica que a sua mais recente política de flexibilização monetária tende a estimular a atividade empresarial e familiar, o que resulta em maior demanda e salários. O relatório ainda acrescenta que o iene desvalorizado fará subir os preços dos bens importados.

No início de abril, o BC japonês anunciou um novo programa maciço de flexibilização da política monetária, impulsionado pelo novo presidente Haruhiko Kuroda, que supôs a ampliação da base monetária.

Kuroda disse a jornalistas nesta sexta-feira que a política já está tendo um efeito positivo, expressando confiança de que a meta 2% pode ser alcançada em dois anos.

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão registra mais de 800 casos de castigos corporais aplicados por professores

Next Article

Companhia Elétrica de Kansai vai solicitar reativação de reatores nucleares em julho

Related Posts