Inflação ao consumidor no Japão sobe em maio, mas crescimento segue desacelerando

Apesar de positivo, o resultado marca o nono mês consecutivo de desaceleração do indicador.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

O principal índice da inflação ao consumidor no Japão avançou 0,1% em maio na comparação com igual mês do ano passado, marcando o 24º aumento mensal consecutivo, mas o ritmo de crescimento continua desacelerando, conforme mostraram dados divulgados pelo governo japonês nesta sexta-feira (26), indicando, mais uma vez, que a desaceleração é resultado da queda global nos preços do petróleo.

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) no Japão, excluindo os preços voláteis dos alimentos frescos, situou-se em 103,4 em maio contra a base de 100 estabelecida em 2010. Na base mensal, o índice avançou 2%, de acordo com os números do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do país.

Incluindo todos os itens, o núcleo do CPI avançou 0,3% em maio ante abril e cresceu 0,5% na comparação anual, para 104 pontos.

Apesar do resultado ser melhor que o esperado por economistas, que estimavam estabilidade para o mês, os números marcam o nono mês consecutivo de desaceleração do indicador, que está bastante aquém da meta de inflação de 2,0% almejada pelo Banco do Japão (BoJ, banco central japonês).

Já o núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio, que é um dos principais indicadores de preços em todo o país, recuou 0,4% ante o mês anterior e cresceu 0,3% na comparação anual, para 102,2 pontos. Mas excluindo os preços voláteis dos alimentos frescos, o índice caiu 0,1% no mês e avançou 0,1% no ano, situando-se nos 102,1 pontos, de acordo com dados preliminares do ministério.

A inflação de Tóquio é vista como um indicador antecipado da evolução dos preços para o resto do Japão. Em abril, o núcleo do CPI do Japão subiu 0,3% e o de Tóquio avançou 0,1%, ambos na comparação mensal.

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Bairro Akihabara (Foto: Creative Commons)

Bairro Akihabara, o paraíso dos nerds e otakus no Japão

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Gastos das famílias no Japão têm 1ª alta em 14 meses

Related Posts