Confiança do empresário japonês para o 4º trimestre recua 30 pontos, diz pesquisa

Executivos afirmam que a tributação sobre o consumo e o verão fraco atrapalharam a recuperação da demanda.

Do Mundo-Nipo

A confiança do empresariado japonês em relação ao desempenho do consumo das famílias no último trimestre do ano reduziu mais de 30 pontos percentuais, de acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Nikkei e divulgada esta semana.

O levantamento do Nikkei, que foi realizado entre os dias 2 e 19 de setembro junto a executivos de 148 empresas, aponta que 45,8% dos entrevistados projetam um cenário de maior gasto por parte dos consumidores no trimestre entre outubro em dezembro.

O resultado reflete uma redução de 30,5 pontos percentuais em relação ao levantamento realizado até junho, quando o percentual dos empresários que acreditavam em aumento do consumo das famílias era de 76,3%.

O aumento da tributação sobre o consumo, em abril e o verão fraco atrapalharam a recuperação da demanda, apontaram os executivos.

O consumo corresponde a 60% do Produto Interno Bruto (PIB) japonês. A demanda das famílias caiu 5,9% em julho ante igual mês de 2013, no quarto mês seguido de retração do consumo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Rússia define novas sanções do Japão como “um passo hostil”

Next Article
Crianca chorando Foto Aflo Images 900x600 19 02 2016

Japão registra alta recorde de violência doméstica contra criança

Related Posts