Meta de inflação pode não ser atingida no prazo, diz BC do Japão

Kuroda afirmou que não há prazo predeterminado para encerrar seu forte estímulo monetário.

Do Mundo-Nipo com agências

Haruhiko Kuroda (Foto: AJW/ASAHI)
Kuroda afirmou que não há prazo predeterminado para encerrar seu forte estímulo monetário (Foto: AJW/ASAHI)

 

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, sugeriu nesta terça-feira (28) que a meta de alcançar 2% de inflação pode não ser atingida no período anteriormente estipulado de dois anos e afirmou que não há prazo predeterminado para encerrar seu forte estímulo monetário.

As declarações de Kuroda aconteceram durante uma sessão no Parlamento japonês. De acordo com a Agência Reuters, o presidente, no entanto, manteve a visão favorável do banco central japonês de que a meta de inflação de 2% será atingida por volta do próximo ano fiscal, que começa em abril de 2015, e acrescentou que as autoridades começarão a debater uma estratégia de saída do programa de estímulo durante aquele ano.

Ele fez a rara declaração sobre o plano de saída quando pressionado por um legislador de oposição, que levantou preocupações sobre riscos de afrouxamento monetário prolongado.

“A projeção do conselho (do BC) é que os 2% deverão ser atingidos durante um período em torno do ano fiscal de 2015. Então não há dúvidas de que vários debates serão realizados sobre a estratégia de saída durante o período”, disse Kuroda.

Ele reiterou que “não hesitará em ajustar a política” se a meta for ameaçada. Ao adotar seu programa de estímulo em abril passado, o banco central japonês prometeu dobrar a base monetária através de agressivas compras de ativos para atingir a meta de inflação de 2 por cento em cerca de dois anos.

(Com informações da Agência Reuters)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Cidade no sul do Japão aprova reinício da usina nuclear de Sendai

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Vendas no varejo do Japão crescem 2,3% em setembro

Related Posts