Veja as previsões de aumento salarial de pequenas e médias empresas no Japão

A NHK realizou uma pesquisa sobre a previsão salarial de empresas para seus funcionários no ano fiscal de 2015.

Do Mundo-Nipo

O ano de 2015 começou positivo para a economia japonesa, com as grandes empresas anunciando previsão de aumento salarial para seus funcionários. O mesmo, no entanto, não acontece com as pequenas e médias empresas, que empregam a maioria dos trabalhadores no país.

Pensando nisso, a emissora pública NHK realizou uma pesquisa sobre o tema, na qual entrevistou pequenas e médias empresas em todo o Japão, perguntando sobre a previsão salarial para seus funcionários no ano fiscal de 2015, que começa em abril.

Veja abaixo a previsão de aumento salarial de pequenas e médias empresas para 2015:
Com pretensão de aumento: 33,5%
Sem pretensão de aumento: 19,3%
Sem previsão nenhuma: 47,2%

Cerca de 33,5% das empresas mostraram-se otimistas com previsão de aumento para 2015. Porém, as demais mostraram-se cautelosas com a atual situação econômica do Japão.

Aumento salarial X instabilidade na economia
Uma empresa de construção civil citou que apesar de estar em alta com o aumento de pedido de reformas e as obras para as olimpíadas de 2020 em Tóquio, está tomando todo o cuidado em relação ao aumento salarial.

“A economia se recuperou da crise (global) de 2008, porém ainda não voltou ao mesmo nível de estabilidade” explicou a empresa à NHK.

Aumento salarial X falta de mão de obra
Já outra empresa em Nagoya, do setor de produtos hidráulicos, decidiu aumentar a média salarial de seus funcionários devido à escassez de mão de obra, após sofrer dificuldades para conseguir funcionários.

Conforme a empresa citada acima, outras afirma que pretendem aumentar o salário, com 70% delas justificando que aumento seria para motivar e manter seus funcionários.

Das empresas que planejam aumento para 2015, apenas 26,7% aumentarão o salário em virtude de crescimento nas vendas.

Além da alta no custo de produtos importados para produção, em meio ao enfraquecimento do iene, a indústria vem enfrentando uma crescente falta de mão de obra, fator que tem obrigando algumas empresas a aumentar a remuneração e assim garantirem um número necessário de trabalhadores.

Aumento de preço X Aumento salarial
Embora as pequenas e médias empresas encontrem dificuldades para aumentar os salários, limitadas, em grande parte, devido à atual política econômica do governo de Shinzo Abe, muitas começaram a mostrar resultados positivos após melhorar a remuneração de seus funcionários.

Fonte: Portal Mie / NHK News

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Produção global de montadoras japonesas bate recorde em 2014

Next Article

Dólar fecha em alta e retorna ao patamar de R$ 2,60

Related Posts