Gastos das famílias no Japão recuam 5,9% em julho

Trata-se do quarto mês consecutivo de retração.

Do Mundo-Nipo

Os gastos das famílias no Japão recuaram 5,9% em julho ante o mesmo período em 2013, em termos reais ajustados aos preços, marcando o quarto mês consecutivo de queda, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (29).

O resultado é pior do que a queda de 3% registrada em junho e menos otimista que a leitura projetada pelo mercado, que estimava um recuo mediano de 2,7%. Na base nominal, no entanto, houve recuo de 2%.

De acordo com os dados do Ministério dos Assuntos Internos, no período, o desembolso médio de cada lar com dois ou mais ocupantes foi de 280 mil ienes ou cerca de 2,7 mil dólares. Isso representa uma queda de quase 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O rendimento médio real das famílias caiu 2,4%, para 555,276 ienes, em termos nominais. Em termos reais, houve baixa de 6,2% ante o ano anterior.

A média de gastos foi de 311,693 ienes, alta de 0,4% em termos nominais e recuo de 3,6% em termos reais. Trata-se do quarto mês consecutivo de retração.

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

 

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Nintendo anuncia dois novos modelos do 3DS

Next Article

Dólar fecha quase estável ante o real e encerra a semana e o mês em queda

Related Posts