Taxa de desemprego no Japão sobe 3,8% em julho

É o segundo aumento mensal consecutivo após uma sequência de 10 meses de queda.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

O índice de desemprego no Japão subiu 3,8% em julho ante 3,7% no mês anterior, marcando o segundo aumento mensal consecutivo após uma sequência de 10 meses de queda, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (29).

Os resultados de junho e julho contrastam com o registrado em maio, quando recuou para 3,5%, alcançando o menor nível em mais de 16 anos, desde dezembro de 1997.

Segundo os dados do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, o número de desempregados no sétimo mês do ano situou-se em 2,48 milhões, uma alta de 40 mil em relação ao mês anterior, enquanto o número de pessoas que perderam seus empregos aumentou 30 mil, para 750 mil em julho. Já o número de pessoas que recentemente começaram a procurar trabalho subiu de 50 mil para 780 mil.

Na comparação entre gêneros, o índice de desemprego para as mulheres aumentou 0,2 ponto percentual em relação a junho, para 3,7%. Entre os homens, o número se manteve estável, para 3,8%.

Já a disponibilidade de emprego no país se manteve estável na comparação com o mês anterior. O índice entre oferta e procura situou-se em 1,10 pontos, ou seja, havia 110 ofertas de por cada 100 candidatos.

A terceira maior economia do mundo, no entanto, vem se deteriorando desde o aumento de 3 pontos percentuais na taxa do imposto sobre o consumo, para 8% a partir de 1º de abril, o que sufocou os gastos privados e a produção industrial.

“Com o aumento do imposto obscurecendo a perspectiva econômica, o ritmo de melhora no mercado de trabalho, de certo, recuará no meio do caminho”, disse Yoshiki Shinke, economista-chefe do Instituto de Pesquisa de Vida Dai-ichi.

Alguns especialistas estimam que a economia do país, provavelmente, não consiga se recuperar no período julho-setembro em um ritmo que possa compensar a queda econômica nos três meses anteriores.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Produção industrial do Japão sobe 0,2% em julho

Next Article

Importações japonesas de petróleo caem 11,1% em julho

Related Posts