Produção industrial do Japão sobe mais que o esperado em setembro

A produção japonesa cresceu 2,7% após registrar queda de 1,9% em agosto.

Do Mundo-Nipo com Agências

A produção industrial do Japão recuperou-se acentuadamente em setembro em relação ao mês anterior, com alta de 2,7% em termos dessazonalizados na comparação com agosto, mostraram dados do governo nesta quarta-feira (29). O resultado é melhor que a mediana das previsões de um grupo de economistas consultados pelos jornais “The Wall Street Journal” e “Nikkei”, que apontavam alta de 2,2%.

O resultado é bem melhor que a mediana das previsões de um grupo de economistas consultados pelos jornais “The Wall Street Journal” e “Nikkei”, que apontavam alta de 2,2% para setembro. Em agosto, a produção havia caído 1,9% ante julho, nos dados com ajuste sazonal.

Entretanto, o resultado não foi forte o suficiente para compensar uma segunda queda trimestral no período de julho a setembro. De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), a produção industrial declinou 1,9% no trimestre entre julho e setembro em relação ao trimestre anterior, com os fabricantes de automóveis e de eletrodoméstico reduzindo estoques em meio a uma inflação mais elevada e ao consumo lento, depois que o governo aumentou o imposto sobre o consumo em 1º de abril. No trimestre entre abril e junho, a produção industrial havia recuado 3,8% sobre o trimestre anterior.

Esse indicador vai alimentar os resultados internos que devem sair em meados de novembro para embasar a decisão do primeiro-ministro Shinzo Abe sobre elevar ou não o imposto sobre consumo interno no ano que vem.

De acordo com previsão do Ministério, a produção industrial deve cair 0,1% em outubro em relação ao mês anterior e subir 1% em novembro, dando continuidade à oscilação entre o território negativo e positivo que tornou-se tendência ultimamente.

(Com informações da Agência Kyodo e do Jornal Valor Econômico)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão lança força-tarefa de combate ao vírus do Ebola

Next Article

Preço da gasolina no Japão cai ao menor valor desde o aumento do imposto

Related Posts