Alta do imposto continua reprimindo os gastos das famílias no Japão

Em agosto, os gastos das famílias recuaram 4,7%, enquanto o rendimento médio caiu 1,6%.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Os efeitos da elevação do imposto sobre vendas no início do ano fiscal japonês, em abril, continua reprimindo os gastos das famílias no país. Em agosto, o indicado recuou 4,7% em relação ao mesmo mês em 2013, em termos reais ajustados aos preços, marcando o quinto mês consecutivo de queda, mostraram dados do governo nesta terça-feira (30).

Embora a queda tenha sido menor do que a registrada em julho (-5,9%), o resultado é pior que o projetado pelo mercado, que estimava retração mediana de 3,5%, mostrando que a despesa média das famílias assalarias continua enfraquecendo depois que o governo elevou a alíquota do imposto sobre o consumo de 5% para 8% em 1º de abril.

De acordo com os dados do Ministério dos Assuntos Internos, no período, o desembolso médio de cada lar com dois ou mais ocupantes ficou em 282,124 mil ienes ou cerca de 2,6 mil dólares, queda de 4,7% em termos reais ajustados aos preços. Em termos nominais o recuou foi de 0,9%.

Em termos nominais, o rendimento médio real das famílias caiu 1,6%, para 463,810 ienes. Em termos reais, houve baixa de 5,4% ante o ano anterior.

Já a média de gastos situou-se em 305,836 ienes, recuo de 2,2% em termos nominais e retração de 6% em termos reais. Trata-se do quinto mês consecutivo de queda do indicador que é fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os números negativos podem afetar a decisão do primeiro-ministro Shinzo Abe sobre a possibilidade de um nova alta do imposto inicialmente programada para outubro de 2015, como parte de seu pacote econômico para melhorar a saúde fiscal do país, a pior entre as principais nações desenvolvidas.

A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Operação de resgate no Monte Ontake é suspensa por temor de nova erupção

Next Article

Produção industrial do Japão continua lenta e recua 1,5% em agosto

Related Posts