Índice de preços ao consumidor do Japão sobe 1,3% em dezembro

Em 2013, o índice de preços cresceu 0,4%, marcando a primeira alta em mais de 5 anos.

Do Mundo-Nipo

O núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão subiu 1,3% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, atingindo uma nova máxima em cinco anos, mostraram dados do governo na sexta-feira (31), refletindo um grande progresso para acabar com 15 anos de deflação.

Em 2013, o índice de preços cresceu 0,4%, refletindo a primeira alta anual em cinco anos, de acordo com dados do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

A elevação do núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui preços de energia, mas exclui os preços voláteis de alimentos frescos, ficou acima da estimativa de 1,1% prevista por economistas.

O ministério aponta que a desvalorização do iene fez elevar os preços do setor de energia, incluindo eletricidade, gás e gasolina. Um iene mais fraco também elevou o custo da matéria prima que, por sua vez, fez subir os preços da maionese, frutos do mar enlatados e outros produtos alimentícios. Os preços de computadores pessoais, principalmente os tablete, que vinham caindo ultimamente, tiveram uma significativa alta em 2013.

Este é o crescimento mais rápido desde o 1,9% registrado em outubro de 2008, segundo dados do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

As informações são da Agência Kyodo. Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em baixa de 0,62%

Next Article

Índice de desemprego do Japão cai para 3,7% e atinge o menor nível em seis anos

Related Posts