Preço da gasolina no Japão cai pela 2ª semana seguida, mas continua alto

Apesar da queda, o preço médio ainda continua no nível 169 ienes, o mais alto em mais de cinco anos.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O preço médio da gasolina comum no Japão caiu esta semana para 169,6 ienes (US$ 1,66) por litro, de 169,8 ienes da semana passada, marcando a segunda queda semanal consecutivo, mostraram dados do governo nesta quinta-feira (31).

Na comparação anual, o preço médio do litro no varejo subiu 6,8% ante o mesmo período do ano anterior, após uma alta de 8,2% na semana passada, refletindo a 63ª semana consecutiva de aumento anual, de acordo com os dados da Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia, uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

A província de Kochi registrou a maior queda, de 0,6 centavos de ienes por litro, seguida de Hokkaido, Kumamoto e Nagasaki, com recuo de 0,5 centavos de iene.

Apesar da queda, os preços dos combustíveis continuam caros. O aumento do imposto sobre as vendas, de 5% para 8% em 1º de abril, levou o preço médio da gasolina a subir acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento do imposto. Na semana anterior, o preço estava em 159 ienes.

O preço recente de 169,9 ienes, registrado na semana até 14 de julho, foi o mais alto em mais de cinco anos, desde o 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Mas ainda está bem abaixo do recorde de 185,1, registrado em 4 de agosto de 2008.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Tufão Nakri atinge o sul do Japão

Next Article

Neymar dá entrevistas e participa de programa de TV no Japão

Related Posts