Japão elimina equipe unificada coreana no Mundial de tênis de mesa

O Japão vai disputar a final contra a equipe vencedora da partida entre China e Hong Kong.
Equipe japonesa derrota combinado coreano em Mundial na Suecia Kyodo min

A equipe feminina japonesa de tênis de mesa derrotou nesta quinta-feira 4) a seleção unificada da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, que foram unidas em um gesto de grande peso simbólico e competiram juntas nas semifinais do Mundial por equipes em Halmstad, na Suécia.

Apesar da derrota (3-0), as jogadoras coreanas, que decidiram no dia anterior não se enfrentar nas quartas e se unir em uma única equipe para as semifinais, estavam sorridentes e foram parabenizadas, sob o olhar dos embaixadores dos dois países na Suécia.

“Jogar contra a equipe unificada foi muito forte, mas eu quis dar o meu melhor. Viemos aqui pela medalha de ouro e vamos conseguir”, declarou a japonesa Kasumi Ishikawa, que deu o segundo ponto de sua equipe ao vencer a norte-coreana Kim Song I.

O Japão vai disputar a final contra a equipe vencedora da partida entre China e Hong Kong.

“Ambas as equipes não queriam se enfrentar por uma vaga na semifinal. As conversas terminaram com um acordo entre os líderes das seleções da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, validado pela Federação Internacional (ITTF), de apresentar uma equipe coreana unida nas semifinais”, explicou a ITTF em comunicado na quinta-feira.

A ação representa uma nova prova da aproximação entre os dois países, que desfilaram juntos na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang (Coreia do Sul), em fevereiro, e disputaram com uma equipe unida a modalidade de hóquei no gelo.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, reuniu-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em um histórico encontro de cúpula na última sexta-feira (27), na qual concordaram em trabalhar pela paz permanente e pela desnuclearização completa da península coreana.

Kim se tornou o primeiro líder norte-coreano a pisar no Sul desde 1953, quando um armistício acabou com a guerra entre os dois países, mas um acordo de paz não foi assinado desde então.

Fontes: AFP | Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Cartão caixa JCB Divulgacao 900x600 min

Estreia no Brasil a bandeira japonesa de cartão JCB

Next Article
Fenomeno Kouyou em Kyoto Foto Getty 900x600 min

Kyoto está no Top 20 das cidades com melhor reputação de hotéis do mundo

Related Posts