Japonês de 73 anos nada 30 km e cruza perigoso estreito no Japão

O japonês se tornou o homem mais velho a cruzar o estreito de Tsugaru, povoado de tubarões e com fortes correntezas.
Japonês de 73 anos cruza perigoso estreito no Japao Foto Sankei Montagem MN
Toshio Tominaga nadou mais de 30 km em cerca de 10 horas (Foto: Sankei/Montagem Mundo-Nipo)

Um japonês de 73 anos fez história ao se tornar a pessoa mais velha a cruzar a nado o perigoso estreito de Tsugaru, que separa as grandes ilhas de Honshu e de Hokkaido, no norte do Japão, enfrentando perigosas correntes no percurso que durou cerca de dez horas.

O percurso a nado no estreito de Tsugaru é considerado um dos mais difíceis do mundo devido às fortes correntezas, o que faz dele o mais imprevisível e um dos mais perigosos.

Em sua parte mais curta, o estreito mede 19,5 km de largura, mas Toshio Tominaga nadou aproximadamente 38 km até o norte, lutando contra as correntes que o empurravam para o leste, explicou um membro de sua equipe de apoio, Masayuki Moriya, de acordo com a agência de notícias ‘AFP’.

Contudo, os jornais japoneses afirmam que Tominaga nadou cerca de 30 km até completar o perigoso percurso.

O septuagenário começou a travessia em Nakadomari (Aomori) às 05h28 locais da quarta-feira (17h28 Brasília da terça-feira) e 9 horas e 58 minutos mais tarde chegou ao outro lado, no porto Yoshiokakyo, na cidade de Fukushima, em Hokkaido.

“É a pessoa mais velha no mundo a conseguir (atravessar o estreito), anunciou a equipe de Tominaga no Facebook. “Ele está esgotado e deve descansar”, declarou Moriya, minutos depois da chegada, segundo a ‘AFP’.

Os organizadores previam que a travessia duraria cerca de 12 horas, mas as correntezas foram menos fortes que o esperado na maior parte do trajeto, informou Moriya. “Até os últimos cinco quilômetros tudo parecia fácil, mas no final foi muito duro, com correnteza forte”, declarou.

Segundo o jornal ‘Yomiuri’, Tominaga é natural de Hiroshima e nada desde os tempos da faculdade, uma atividade que foi pausada depois da formatura e retomada após a aposentadoria.

Entre as conquistas do japonês como nadador, está o intento de atravessar o Estreito de Bósforo, na Turquia, em 2009. Depois, em 2013, Tominaga tentou cruzar o Estreito de Calais, que divide a França e o Reino Unido. Mas, infelizmente, não consegui completar o trajeto.

Antes de Tominaga, o nadador mais velho a atravessar o Estreito de Tsugaru foi o mexicano Antonio Argüelles, em 2015, que completou o trajeto aos 56 anos de idade. Argüelles levou aproximadamente 12 horas e 30 minutos para completar o percurso, tempo que Tominaga surpreendentemente conseguiu reduzir para menos de 10 horas.

Os nadadores mais experientes se propõem a realizar os chamados “Oceans Seven”, sete travessias que incluem a do estreito de Gibraltar e do Canal da Mancha, explica a Associação Mundial de Nadadores de Águas Abertas (WOWSA, na sigla em inglês).

O primeiro a cruzar o estreito de Tsugaru, povoado de tubarões, medusas e lulas, foi o atleta americano David Yudovin em 1990.

Total
0
Shares
Previous Article
Festa de abertura dos Jogos Paralimpicos Rio 2016 Foto Xinhua Li Ming

Inclusão e superação marcam a festa de abertura da Paralimpíada do Rio

Next Article
Bandeira do Japao na Estacao de Toquio Foto Shutterstock T2393

Economia japonesa tem revisão de alta inesperada no 2º trimestre

Related Posts