Resultados do 1º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2016

O trio de yokozuna (Hakuho, Harumafuji e Kakuryu) confirmou o favoritismo, enquanto o lutador do Brasil começou a competição com derrota…
Harumafuji vence no primeiro dia do torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo

Atualizado em 10/01/2016 – 10h15


O trio de yokozuna (Hakuho, Harumafuji e Kakuryu) confirmou o favoritismo no primeiro dia de competição no torneio que inaugura a série de seis basho (torneio) oficiais de sumô no Japão. Por outro lado, o japonês Kisenosato foi o único que perdeu entre os quatro ozekis, sendo derrotado pelo experiente Aminishiki. Já o brasileiro Kaisei sofreu uma derrota prematura, o que poderá ser recuperado no decorrer da competição de duas semanas.

Apesar da derrota, a torcida é para que Kaisei (maegashira número 3) repita o mesmo desempenho do torneio anterior, quando terminou com o excelente registro de 9 vitórias contra 6 derrotas, o que lhe garantiu subir quatro posições no rank dos maegashira.

O atual campeão, Harumafuji, foi o único entre os três yokuzonas que conseguiu uma vitória contundente. Ele derrotou com extrema facilidade o georgiano Tochinoshin, um lutador excelente e que registra algumas vitórias sobre “yokozunas”. Tochinoshin segue neste torneio no mesmo posto anterior, o de komusubi.

Hakuho não teve vida fácil no primeiro dia de competição. O recordista de títulos só conseguiu vencer o komusubi Ikioi porque saltou próximo da borda após estar em desvantagem. Antes de Ikioi perder o equilíbrio após ser puxado pelo braço e cair, o yokozuna colocou o pé no limite do anel, o que gerou dúvidas sobre sua vitória. Depois de uma reunião no centro da arena, os juízes deram a vitória para Hakuho. “O Grande Campeão venceu, mas não convenceu”, afirma a maioria dos jornais esportivos no Japão.

Apesar da derrota, Ikioi é a mais nova esperança japonesa de títulos, já que ele tem superado as expectativas ao enfrentar “de igual para igual” lutadores do alto escalão. Aliás, no torneio passado (em novembro), Ikioi conquistou doze vitórias, ficando atrás somente de Harumafuji (13-2) e igualado com Hakuho (12-3) e Shohozan (12-3), sendo este último outro japonês que tem grandes chances de dar um título ao Japão após exatos 10 anos. O último aconteceu no torneio de Ano Novo em 2006, quando o ozeki Tochiazuma Daisuke conquistou seu terceiro título.

Quanto ao yokozuna Kakuryu, este teve uma luta um pouco complicada contra Yoshikaze. “O yokozuna da Mongólia apenas venceu”, diz o jornal ‘The Japan Times’ em sua publicação de hoje (10), ressaltando ainda que Kakuryu tem apresentado um rendimento aquém de um yokozuna, isso porque o mongol conseguiu vencer apenas nove vezes no último torneio, um resultado considerado ruim para um lutador que ocupa o seleto posto mais alto do sumô.

Por sua vez, Yoshikaze também é outro lutador japonês que vem chamando a atenção dos especialistas no “esporte milenar”. Ele tem conseguido superar “sem dificuldades” adversários habilidosos, e a boa performance no torneio passado lhe rendeu o importante posto de sekiwake.

A mídia japonesa o coloca entre os cinco japoneses com chances de conseguir chegar ao posto mais alto do sumô. Há mais de uma década que o Japão não coloca um lutador no posto de yokozuna, uma graduação que vem sendo ocupada por estrangeiros, principalmente lutadores da Mongólia.

Veja os resultados deste domingo (10), primeiro dia dos quinze de disputas do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Hatsu Basho), que acontece até o dia 24 de janeiro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Confira abaixo os resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):

Seiro (Juryo) *1-0 venceu Kagayaki (Maegashira 16) *0-1

Kitataiki (Maegashira 15) *1-0 venceu Homarefuji (Maegashira 15) *0-1

Toyohibiki (Maegashira 14) *1-0 venceu Jokoryu (Maegashira 14) *0-1

Takanoiwa (Maegashira 13) *1-0 venceu Takekaze (Maegashira 13) *0-1

Shodai (Maegashira 12) *1-0 venceu Chiyotairyu (Maegashira 12) *0-1

Amuru (Maegashira 11) *1-0 venceu Endo (Maegashira 11) *0-1

Mitakeumi (Maegashira 10) *1-0 venceu Chiyootori (Maegashira 10) *0-1

Gagamaru (Maegashira 9) *1-0 venceu Sadanoumi (Maegashira 9) *0-1

Takayasu (Maegashira 8) *1-0 venceu Myogiryu (Maegashira 8) *0-1

Toyonoshima (Maegashira 7) *1-0 venceu Tamawashi (Maegashira 7) *0-1

Okinoumi (Maegashira 6) *1-0 venceu Tokushoryu (Maegashira 6) *0-1

Sokokurai (Maegashira 5) *1-0 venceu Kyokushuho (Maegashira 4) *0-1

Kotoyuki (Maegashira 4) *1-0 venceu Kaisei (Maegashira 3) *0-1

Tochiozan (Sekiwake) *1-0 venceu Ichinojo (Maegashira 3) *0-1

Goeido (Ozeki) *1-0 venceu Aoiyama (Maegashira 2) *0-1

Kotoshogiku (Ozeki) *1-0 venceu Takarafuji (Maegashira 2) *0-1

Terunofuji (Ozeki) *1-0 venceu Shohozan (Maegashira 1) *0-1

Aminishiki (Maegashira 1) *1-0 venceu Kisenosato (Ozeki) *0-1

Kakuryu (Yokozuna) *1-0 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *0-1

Hakuho (Yokozuna) *1-0 venceu Ikioi (Komusubi) *0-1

Harumafuji (Yokozuna) *1-0 venceu Tochinoshin (Komusubi) *0-1

Significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significa o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Turistas estrangeiros em Toquio Foto Nikkei Asian 900x550 02

Veja algumas palavras e frases que podem ajudar um estrangeiro no Japão

Next Article
Seijin No Hi Dia da Maioridade no Japao em 2015 Foto Shutterstock

Seijin No Hi: Dia da Maioridade no Japão

Related Posts