Brasileiro brilha no torneio de sumô em Osaka e atinge a 4ª vitória seguida

Segundo a mídia esportiva japonesa, o brasileiro reacendeu o “espírito de luta” que mantinha quando estreou no Makuuchi, 1ª divisão do sumô.
Kaisei Foto Reproducao Asahi Shimbun

O lutador do Brasil, Kaisei, continua atropelando seus adversários na edição 2016 do Torneio de Sumô de Primavera, disputado em Osaka. Nesta quinta-feira (17), o brasileiro atingiu a quarta vitória consecutiva, enquanto o japonês Kotoshogiku sofreu a primeira derrota na competição, o que prejudica sua empreitada para alcançar o tão sonhado posto de yokozuna.

O ozeki Kotoshogiku foi surpreendido ao ser derrotado pelo maegashira Okinoumi. Apesar da inesperada derrota, Kotoshogiku ainda soma o mesmo número de vitórias de seus principais rivais na corrida pelo título em Osaka, ou seja, os yokozunas Hakuho, Harumafuji e Kakuryu, que venceram hoje e somam quatro vitórias contra uma derrota.

A vitória de Hakuho, no entanto, foi duvidosa, já que imagens mostraram o grande campeão puxando o cabelo de Aoiyama antes de jogá-lo ao chão.

Aos 32 anos, Kotoshogiku conseguiu seu primeiro título no Makuuchi (primeira divisão do sumô) no início do ano, no Torneio de Ano Novo, primeiro torneio de sumô de 2016, em Tóquio. Agora, ele precisa conquistar o título neste torneio para se tornar o primeiro yokozuna japonês desde Wakanohana, que chegou ao seleto e dificílimo posto em 1998. Desde então, a graduação máxima do sumô tem sido ocupada somente por lutadores estrangeiros.

A boa notícia para os japoneses neste quinto dia de competição é que dois lutadores do Japão continuam invictos e líderes do torneio de primavera. O maegashira Ikioi e o ozeki Kisenosato derrotaram o maegashira Shodai e o sekiwake Yoshikaze, respectivamente. A dupla japonesa compartilha a liderança com Ichinojo, outro promissor lutador da Mongólia.

Depois de perder no último domingo, dia de abertura do torneio de primavera, Kaisei passou a assumir uma postura mais agressiva, vencendo de forma rápida e contundente todos os seus adversários. Hoje, o brasileiro precisou de apenas dois segundos para derrotar o maegashira Toyohibiki, atingindo assim a quarta vitória seguida.

O brasileiro vem desenvolvendo uma excelente técnica na forma de derrotar seus adversários por oshidashi, que consiste em empurrar o oponente para fora do circulo, mas sem agarrar o mawashi (cinturão), o que exige muita força e precisão. Kaisei, no entanto, tem usado muito bem essa técnica, de forma tão natural que faz parecer fácil vencer por oshidashi, o que não é. O oshodashi é muito apreciado pelos japoneses por ser uma das mais tradicionais técnicas do sumô.

Segundo o jornal impresso ‘The Asahi Shimbun’, especialistas do esporte milenar avaliam que o brasileiro reacendeu o “espírito de luta” que mantinha quando estreou na divisão Makuuchi, em maio de 2011. Aliás, Kaisei já recebeu dois “Fighting Spirit Prize”, prêmio concedido ao final de cada torneio e destinado ao lutador mais esforçado, ou seja, aquele que apresenta o “melhor espírito de luta”.

A torcida agora é para que o brasileiro mantenha o ritmo até o final da competição e assim conseguir, quem sabe, uma promoção a um posto de alto escalão.

Amanhã, Kaisei enfrentará o habilidoso Myogiryu (maegashira 6), que já figurou por algumas vezes no posto de sekiwake e registra importantes vitórias sobre “ozekis e yokozunas”.

Veja abaixo os resultados desta quinta-feira, quinto dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Primavera (Haru Basho) 2016 e que acontece até o dia 27 de março na arena do Bodymaker Colosseum, em Osaka, no oeste do Japão.

Daishomaru (Maegashira 14) *3-2)venceu Akiseyama (Maegashira 16) *2-3

Chiyootori (Maegashira 13) *2-3 venceu Kitataiki (Maegashira 15) *2-3

Hidenoumi (Maegashira 12) *2-3 venceu Satoyama (Maegashira 15) *1-4

Tokushoryu (Maegashira 12) *2-3 venceu Daieisho (Maegashira 14) *3-2

Ichinojo (Maegashira 11) *5-0 venceu Mitakeumi (Maegashira 13) *3-2

Gagamaru (Maegashira 10) *3-2 venceu Amuru (Maegashira 11) *3-2

Sadanoumi (Maegashira 9) *2-3 venceu Chiyotairyu (Maegashira 8) *1-4

Takanoiwa (Maegashira 8) *3-2 venceu Tamawashi (Maegashira 10) *2-3

Kaisei (Maegashira 7) *4-1 venceu Toyohibiki (Maegashira 9) *1-4

Kyokushuho (Maegashira 5) *2-3 venceu Takekaze (Maegashira 7) *1-4

Shohozan (Maegashira 5) *1-4 venceu Sokokurai (Maegashira 4) **0-3-2

Ikioi (Maegashira 4) *5-0 venceu Shodai (Maegashira 6) *2-3

Aminishiki (Maegashira 3) *4-1 venceu Myogiryu (Maegashira 6) *4-1

Tochiozan (Komusubi) *1-4 venceu Toyonoshima (Sekiwake) *1-4

Terunofuji (Ozeki) *4-1 venceu Takayasu (Maegashira 1) *0-5

Kotoyuki (Maegashira 1) *2-3 venceu Goeido (Ozeki) *4-1

Kisenosato (Ozeki) *5-0 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *1-4

Okinoumi (Maegashira 2) *1-4 venceu Kotoshogiku (Ozeki) *4-1

Harumafuji (Yokozuna) *4-1 venceu Tochinoshin (Maegashira 2) *1-4

Kakuryu (Yokozuna) *4-1 venceu Takarafuji (Komusubi) *1-4

Hakuho (Yokozuna) *4-1 venceu Aoiyama (Maegashira 3) *3-2

Especificações e significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Dois asteriscos significa que o lutador pertence a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
• Três asteriscos significa que o lutador não compareceu ao confronto por motivos de contusão.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Porto de Toquio Foto Reproducao Google Maps 900x600 atualizado 17 03 2016

Japão registra superávit comercial após dois meses de déficit

Next Article
Animacoes mais vendidas na 3 de marco 2016 Foto Divulgacao Montagem Mundo Nipo

Os 20 animes mais vendidos no Japão durante a 2ª semana de março

Related Posts