Presidente do Comitê Olímpico de Tóquio 2020 pede demissão

Tsunekazu Takeda é acusado de ter pago 2 milhões de euros para garantir a vitória japonesa como sede dos Jogos Olímpicos de 2020.
Tsunekazu Takedadoanuncia sua renuncia a presidencia do Comite Olimpico do Japao Reproducao Kyodo
Foto: Reprodução/Kyodo

Atualizado em 20/03/2019

O presidente do Comitê Olímpico do Japão, Tsunekazu Takeda, pediu demissão nesta terça-feira, anunciando que deixará o cargo de membro da entidade em junho, uma notícia que ocorre em meio em meio a alegações de suborno relacionadas à candidatura de Tóquio aos Jogos Olímpicos em 2020. Takeda é investigado pela justiça francesa por supostamente ter participado de um esquema que “comprou” a vitória de Tóquio para sediar os Jogos.

O executivo esportivo é acusado de pagar o equivalente a 2 milhões de euros (R$ 8 milhões) para garantir a vitória japonesa para os próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sua decisão de deixar a função aconteceu durante reunião do conselho executivo nesta terça-feira, poucos dias depois do marco de 500 dias para as Olimpíadas.

Veja Também
» Tóquio apresenta pictogramas das modalidades para os Jogos de 2020
» Presidente do Comitê Olímpico do Japão é indiciado na França por corrupção

As acusações são as mesmas sofridas por Carlos Arthur Nuzman, então presidente do Comitê Rio 2016. Aos 71 anos, Takeda, que estava no poder desde 2001, nega todas as acusações e vai terminar o seu mandato, que finda em junho.

“Eu não acredito que fiz algo ilegal ou errado. É lamentável que uma sombra tenha sido lançada no torneio por minha causa, mas também acho que é meu dever servir o resto do meu mandato como presidente. Considerando o futuro do Comitê Olímpico Japonês, pensei que a decisão mais conveniente era deixar a gestão para um novo líder da próxima geração”, disse Takeda.

A investigação da justiça francesa chegou até 2016, quando dois pagamentos foram feitos para a empresa Black Tidings com o nome “Tokyo 2020 Olympic Game Bid”. Essa companhia era administrada por uma pessoa muito próxima de Papa Massata Diack, ligado ao esquema de corrupção da Rio 2016 e sempre próximo de casos de corrupção ligados ao esporte.

Tóquio venceu a disputa contra Istambul por 60 votos a 36. Campeão olímpico do judô, Yasuhiro Yamashita, presidente do comitê de esporte do comitê olímpico, é um dos favoritos a assumir o cargo no lugar de Takeda.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Globo Esporte Olimpíadas. | Kyodo News Sports.

Total
0
Shares
Previous Article
Passaporte do Japao Foto jp.fotolia 02 min

Brasil oficializa isenção de visto para turistas de Japão e de mais 3 países

Next Article
Asteroide Ryugu Foto

Agência espacial japonesa confirma existência de água no asteroide Ryugu

Related Posts